O corpo biológico e o corpo vestido no ensino da modelagem de vestuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n5.pp.001-026.2615

Palavras-chave:

Modelagem de vestuário, Ensino de Moda, Ensino de modelagem

Resumo

Por meio de uma revisão bibliográfica assistemática, este artigo tem como objetivo prescrever instrumentos e critérios acerca do ensino de modelagem que possam ser empregados para avaliar o desempenho de estudantes de moda em práticas pedagógicas cujo objeto central consiste no corpo dos usuários. Para tanto, a pesquisa apresenta dois eixos: (I) corpo biológico; e (II) corpo vestido. Como instrumentos, elencaram-se: (I) perfil antropométrico; e (II) lista de verificação de requisitos ergonômicos; entre outros. Quanto aos critérios de avaliação, destacaram-se: (I) a precisão de medidas tabeladas; e (II) a qualidade dos requisitos cumpridos; entre outros. Ademais, foram sugeridos pontos de partida para as práticas pedagógicas que envolvem o corpo como objeto de estudo no ensino de modelagem.

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Biografia do Autor

Janaina Figueiredo Lorbieski, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Santa Catarina

É especialista em Empreendedorismo e Inovação para Startups (2020) pela Faculdade de Tecnologia Senai Florianópolis (SENAI/SC-CTAI). Graduada em Moda, com habilitação em Estilismo (2011), pela Universidade do Estado de Santa Catariana (Udesc). Atualmente, é professora de cursos livres de modelagem e é analista de produto da Plataforma Modelagem Orientada ao Usuário (MOU).

Valdecir Babinski Júnior, Universidade do Estado de Santa Catarina

É mestre em Design de Vestuário e Moda (2021) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É pós-graduado em marketing (2018) pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). É graduado em Moda, com habilitação em Design de Moda (2014), pela Udesc. Atualmente, é professor assistente na Udesc e ministra aulas no bacharelado em Moda.

Dulce Maria Holanda Maciel, Universidade do Estado de Santa Catarina

É doutora em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Design, Ergonomia e Meio Ambiente (2007) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestra em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão Ambiental (2002) também pela UFSC. É pós-graduada em Design de Moda (2011) pela Universidade Estácio de Sá. É graduada em Engenharia Elétrica (1986) pela UFSC. É graduada em Moda (2011) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Atualmente, é professora efetiva da Udesc e ministra aulas no bacharelado em moda e no Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa).

Lucas da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina

É doutor em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestre em Educação e Cultura (2005) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É especialista em Moda: Criação e Produção (2002) também pela Udesc. É graduado em Ciências Econômicas (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é professor efetivo na Udesc e ministra aulas no bacharelado em moda e no Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa/Udesc).

Icléia Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

É doutora em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestre em Engenharia da Produção (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e especialista em Atuação Docente em Nível Superior (1980) pela mesma universidade. Também especialista em Moda (1992) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É licenciada em Geografia (1976) pela UFSC. É professora efetiva da Udesc e ministra aulas no bacharelado em moda e no Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa/Udesc).

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

LORBIESKI, J. F.; BABINSKI JÚNIOR, V.; MACIEL, D. M. H.; ROSA, L. da; SILVEIRA, I. O corpo biológico e o corpo vestido no ensino da modelagem de vestuário. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 5, n. 5, p. 001–026, 2021. DOI: 10.15536/2594-4398.2021.v5.n5.pp.001-026.2615. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2615. Acesso em: 16 abr. 2024.