BASTA: Campanha de fotografia e design pelo combate à misoginia
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2022.v6.n8.pp.001-018.2188Palavras-chave:
PALAVRAS-CHAVE: Misoginia; Fotografia; Design;Cartazes.Resumo
Misoginia são ações praticadas em nossa sociedade muito antes de ser uma palavra, de ter um conceito.Refere-se a condutas de inferiorização e de ódio contra as mulheres, advindas de uma sociedade patriarcal, que impõe padrões e valores restritivos a elas. Tendo isso em vista o presente texto - que é parte de um trabalho de conclusão de curso - tem por finalidade descrever a criação da campanha BASTA, composta de cartazes que alertam para as referidas situações. Assim sendo, o presente texto está dividido por uma abordagem teórica e um relato da prática de criação dos cartazes. Na primeira parte, os principais conceitos abordados foram misoginia e lugar de fala; no segundo momento, quando da exposição, da confecção dos cartazes, a maior atenção foi dada para as fotografias, elementos de maior destaque para expressão do significado pretendido. Por fim, defende-se a pertinência deste trabalho por trazer a temática para o interior do ambiente universitário - importante espaço de reflexão da sociedade - dentro de um curso de Design, cujos produtos visuais impactam na construção de hábitos e comportamentos.
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Referências
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