O design emocional aplicado ao projeto gráfico de livros: projetando uma coleção de Agatha Christie

Autores

  • Alana Machado Kusma Universidade Federal de Pelotas
  • Ana da Rosa Bandeira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n7.pp.718-744.2167

Palavras-chave:

Design emocional, Design editorial, Coleções literárias, Agatha Christie

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo que explorou, por meio de revisão bibliográfica, as relações entre o design editorial de coleções e o design emocional. Esta foi a base teórica que substanciou a proposta do projeto gráfico de uma coleção de livros com obras selecionadas da autora Agatha Christie. A pesquisa foi complementada com a realização de um levantamento parcial das coleções de livros da autora anteriormente publicadas no Brasil e no exterior, com amostra definida por acessibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Machado Kusma, Universidade Federal de Pelotas

Graduação (em andamento) em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Ana da Rosa Bandeira, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Referências

AGATHA CHRISTIE LTD. 2019. Disponível em: https://www.agathachristielimited.com/. Acesso em: 26 set. 2019.

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Cor. Porto Alegre: Bookman, 2009. 176 p.

CARVALHO, Ana Isabel Silva. A capa de livro: o objecto, o contexto, o processo. 2008. 98f. Dissertação (Mestrado em Design da Imagem) – Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Porto, 2008.

CHERUBIN, Felipe. Fenômeno dos ‘booktubers’ difunde clássicos literários para público jovem. Estadão. 22 jul. 2017. Disponível em: https://alias.estadao.com.br/noticias/geral,fenomeno-dos-booktubers-difunde-classicos-literarios-para-publico-jovem,70001898464. Acesso em: 15 mai. 2019.

CHRISTIE, Agatha. Autobiografia. Rio de Janeiro: Record, c1977. 546 p.

COLEÇÃO FOLHA O MELHOR DE AGATHA CHRISTIE. 2019. Disponível em: https://agathachristie.folha.com.br/. Acesso em: 26 set. 2019.

CURRAN, John. Os diários secretos de Agatha Christie: 50 anos de mistérios na criação. São Paulo: Leya, 2010. 480 p.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 240 p.

FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Edições Rosari, 2006. 144 p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008. 206 p.

HASLAM, Andrew. O livro e o Designer II: como criar e produzir livros. São Paulo: Edições Rosari, 2010. 256 p.

HUMPHERYS, Anne. British Detective Fiction in the 19th and Early 20th Centuries. Oxford Research Encyclopedia of Literature. Jun. 2017. Disponível em: https://oxfordre.com/literature/abstract/10.1093/acrefore/9780190201098.001.0001/acrefore-9780190201098-e-240. Acesso em: 13 set. 2019.

L&PM. 2003-2019. Disponível em: https://www.lpm.com.br. Acesso em: 22 set. 2019.

LUPTON, Ellen. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008. 248 p.

MACHADO, Samir. Agatha Christie (Globo Livros). Sobre capas e demais coisas relacionadas ao design do livro. 15 fev. 2015a. Disponível em: http://sobrecapas.blogspot.com/2015/02/. Acesso em: 1 set. 2019.

MACHADO, Samir. Agatha Christie (Nova Fronteira). Sobre capas e demais coisas relacionadas ao design do livro. 12 jul. 2015b. Disponível em: http://sobrecapas.blogspot.com/2015/07/. Acesso em: 1 set. 2019.

MEGGS, Philip B. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009. 720 p.

MENEZES, Duda. Agatha Christie: por onde começar a ler? | book addict. 17 fev. 2019. (16m29s). Disponível em: https://youtu.be/BMXYDUrvR3s. Acesso em: 11 abr. 2019.

MELO, Chico Homem de (org.). O design gráfico brasileiro: anos 60. São Paulo: Cosac & Naify, 2006. 302 p.

NORMAN, Donald A. Design Emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008. 322 p.

PRATES, Tito. Agatha Christie From my Heart: uma Biografia de Verdades. Torres: Illuminare, 2016. [s. p.].

RODRIGUES, Bel. Agatha Christie: por qual livro devo começar a ler?. 16 mai. 2017. (5m07s). Disponível em: https://youtu.be/X9hji1Pkuv0. Acesso em: 11 abr. 2019.

RIBEIRO, Milton. Planejamento Visual Gráfico. Brasília: LGE Editora, 2003. 500 p.

SEHN, Thaís Cristina Martino. O livro como objeto de desejo. 2009. 224f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design Gráfico) – Centro de Artes e Design, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.

TAUNTON, Matthew. Print culture. The British Library. 15 May. 2014. Disponível em: https://www.bl.uk/romantics-and-victorians/articles/print-culture. Acesso em: 13 set. 2019.

THE HOME OF AGATHA CHRISTIE. 2019. Disponível em: https://www.agathachristie.com/about-christie. Acesso em: 21 apr. 2019.

Publicado

2021-12-31

Como Citar

MACHADO KUSMA, A.; DA ROSA BANDEIRA, A. O design emocional aplicado ao projeto gráfico de livros: projetando uma coleção de Agatha Christie. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 5, n. 7, p. 718–744, 2021. DOI: 10.15536/2594-4398.2021.v5.n7.pp.718-744.2167. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2167. Acesso em: 5 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos