Integração entre texto e imagem no trabalho de jovens ilustradoras e designers brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.161-181.1387Resumo
O objetivo deste trabalho é gerar material de pesquisa e reflexão pela verificação de possibilidades de integração entre texto caligrafado ou desenhado, e imagens ilustradas. O método utilizado será a análise empírica de alguns trabalhos de três jovens mulheres, ilustradoras e designers brasileiras, com foco em publicações editoriais físicas e digitais e projetos de cunho pessoal, como publicações independentes. Foi feita a opção de realizar apenas análises de trabalhos de mulheres brasileiras jovens, pois existe a necessidade de iniciativas de inclusão e valorização tanto do trabalho criativo feminino, como de designers e artistas que estão saindo da academia e iniciando sua jornada no mercado de trabalho no país.Downloads
Referências
ALENCAR, Ravena (@ravennaa). Disponível em: <https://www.instagram.com/ravennaa/> Acesso em: 19 de novembro de 2017.
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Cor. Porto Alegre: Bookman, 2009.
AVRIN, Leila. Scribes, script and books. London: The British Library, 1991.
CATARSE. Onde as Gaivotas Fazem Seus Ninhos. Disponível em: <https://www.catarse.me/gaivotas> Acesso em: 21 de novembro de 2017.
DONDIS, Donis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FREITAS, Irena (@imnot12). Manaus. Disponível em: <https://www.behance.net/gallery/57264179/Manaus> Acesso em: 30 de setembro de 2017.
FREITAS, Irena (@irenafreiras). Disponível em: <https://www.instagram.com/irenafreitas/> Acesso em: 24 de setembro de 2017.
HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MARSHALL, Lindsey; MEACHEM, Lester. Como usar imagens. São Paulo: Edições Rosari, 2010.
MCCLOUD, Scott. Desenhando quadrinhos: Os segredos das narrativas de quadrinhos, mangás e graphic novels. São Paulo: M. Books, 2008.
MIDDENDORP, Jan. Hand to type: Scripts, hand-lettering and calligraphy. Berlin: Gestaltel, 2014.
MINÁ, Minna (@minnamr). Disponível em: <https://www.behance.net/minnamr> Acesso em: 21 de novembro de 2017.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
WINTERS, Eleanor. Mastering copperplate calligraphy: a step-by-step manual. New York: Dover Publications Inc., 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Marília Sarmanho de Brum, Volnei Antônio Matté (orientador)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.