Cinema e Inclusão

Uma análise sobre a utilização de filmes para promoção da sensibilização no espaço educacional.

Autores

  • Vanessa Lago Machado Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • José Oliveira de Figueiredo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Paula Mrus Maria Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Ciana Minuzzi Gaike Biulchi Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Samanta Santos da Vara Vanini Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Palavras-chave:

inclusão, sensibilização, necessidades educacionais específicas

Resumo

O câmpus Passo Fundo do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), possui o Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), o qual é responsável pelo planejamento e execução de diversas ações direcionadas ao aprendizado do aluno com alguma necessidade educacional específica. Estas ações abrangem desde aspectos específicos dos alunos, visando sua adaptação no âmbito escolar, quanto a aspectos relacionados à sensibilização para o tema, envolvendo toda a comunidade acadêmica. Nesse cenário o presente trabalho visa o relato do projeto “Cine IFSul: Um espaço para Sensibilizar, Conhecer e Superar”, o qual buscou despertar na comunidade acadêmica um olhar acerca de questões relacionadas às Pessoas com Deficiência ou necessidades específicas, ampliando a conscientização crítico-social dos participantes, como forma de percepção e aceitação da singularidade de cada um, por meio de sessões de cinema com temas inclusivos e/ou de superação. Além de promover a integração social e educacional das pessoas com necessidades educacionais específicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Lago Machado, V., Oliveira de Figueiredo, J. A., Mrus Maria, P., Minuzzi Gaike Biulchi, C., & Santos da Vara Vanini, S. (2024). Cinema e Inclusão: Uma análise sobre a utilização de filmes para promoção da sensibilização no espaço educacional. Revista Ação E Reflexão, 2. Recuperado de https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/acaoereflexao/article/view/3321

Edição

Seção

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS e CIÊNCIAS HUMANAS