Cinema e Inclusão
Uma análise sobre a utilização de filmes para promoção da sensibilização no espaço educacional.
Palavras-chave:
inclusão, sensibilização, necessidades educacionais específicasResumo
O câmpus Passo Fundo do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), possui o Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), o qual é responsável pelo planejamento e execução de diversas ações direcionadas ao aprendizado do aluno com alguma necessidade educacional específica. Estas ações abrangem desde aspectos específicos dos alunos, visando sua adaptação no âmbito escolar, quanto a aspectos relacionados à sensibilização para o tema, envolvendo toda a comunidade acadêmica. Nesse cenário o presente trabalho visa o relato do projeto “Cine IFSul: Um espaço para Sensibilizar, Conhecer e Superar”, o qual buscou despertar na comunidade acadêmica um olhar acerca de questões relacionadas às Pessoas com Deficiência ou necessidades específicas, ampliando a conscientização crítico-social dos participantes, como forma de percepção e aceitação da singularidade de cada um, por meio de sessões de cinema com temas inclusivos e/ou de superação. Além de promover a integração social e educacional das pessoas com necessidades educacionais específicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vanessa Lago Machado, Paula, Ciana, Samanta, José
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Ação e Reflexão, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Ação e Reflexão é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.