Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O trabalho deve ser original e inédito, e não deve ter sido submetido para avaliação/publicação em outra revista.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos abaixo em "Diretrizes para Autores" e no template disponibilizado.
  • O trabalho deve atender uma das modalidades previstas na revista: Artigo Científico, Estudo de Caso, Relato de Experiência, Resenha ou Relatório técnico-científico.
  • A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do texto e do arquivo, garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista.
  • A identificação de todos os autores deve ser digitada nos campos apropriados na página de cadastramento dos trabalhos, incluindo nome completo do/a autor/a ou autores/as, endereço eletrônico, filiação institucional incluindo a cidade e o estado, link para o currículo Lattes (para autores brasileiros) e ORCID. Não serão aceitas inclusões e alterações posteriores na lista de autores/coautores, então é fundamental o registro correto,
  • O texto deve estar alinhado ao foco e escopo da revista.
  • Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  • Deve ser anexado relatório da análise do texto no software CopySpider (PDF ou HTML).

Diretrizes para Autores

1. Critérios

1.1. A Revista Ação e Reflexão aceita para publicação trabalhos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros em português, espanhol e inglês. Para a versão final de trabalhos submetidos nos idiomas inglês ou espanhol, é exigida declaração de revisão na língua estrangeira, por pessoa física ou jurídica, testando formação especializada ou conhecimento na língua nativa. O correto uso dos termos técnicos utilizados nos idiomas inglês e espanhol é de responsabilidade das/os autoras/es. O trabalho submetido redigido nos idiomas inglês ou espanhol deve conter título, resumo e palavras-chave em português. A revista também aceita submissões de trabalhos em outros idiomas, desde que seja apresentada uma versão em uma das línguas citadas anteriormente .

1.2. Os autores podem submeter trabalhos nas seguintes modalidades: 

Artigo Científico: trabalho científico baseado em resultados inéditos e originais de pesquisa que contribuam, efetivamente, para o avanço do conhecimento;

Estudo de Caso: é o tipo de pesquisa qualitativa e/ou quantitativa, entendido como uma categoria de investigação que tem como objeto o estudo de uma unidade de forma aprofundada, a partir de eventos reais, com objetivo de explicar, explorar ou descrever fenômenos atuais inseridos no seu próprio contexto;

Relato de Experiência: é a descrição de determinado fato, na maior parte das vezes não proveniente de pesquisas, que apresenta a experiência individual ou de um grupo/profissionais sobre uma situação específica; 

Resenha: texto crítico que expõe, situa ou discute determinada obra (livro) ou trabalho (teses e/ou dissertações) elaborados e/ou publicados; e

Relatório técnico-científico: documento original pelo qual se faz a difusão da informação corrente, sendo ainda o registro permanente das informações obtidas. É elaborado principalmente para descrever experiências, investigações, processos, métodos e análises.

1.3. Para submeter originais, após efetuar o cadastro de usuário, basta acessar o sistema da revista, clicar em “autor” e iniciar o processo de submissão. O envio de originais para a Revista Ação e Reflexão será feito unicamente por meio deste site, em arquivos ".docx" (Microsoft Word) ou ".odt" (LibreOffice Writer), usando os templates disponibilizados. 

TEMPLATE-AÇÃO E REFLEXÃO (arquivos para formatação dos trabalhos)

          Microsoft Word: clique aqui para realizar o download do arquivo ".docx"

          LibreOffice Writer: clique aqui para realizar o download do arquivo ".odt"

 

1.4.  A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção "Propriedades".

No Microsoft Word (arquivos .docx):

Utilizando o gerenciador de arquivos do Windows, clicar no arquivo c/ o botão direito do mouse em:

Propriedades > Detalhes > Remover > Propriedades e Informações Pessoais > Remover as seguintes propriedades deste arquivo: Marcar: Autores > Marcar: Salvo por > OK .

No LibreOffice Writer (arquivos .odt):

Abrir o arquivo no LibreOffice Writer > Clicar em Arquivo > Propriedades... > Geral > Desabilitar a opção "Utilizar os dados do usuário" > Redefinir propriedades > OK > Arquivo > Salvar

1.5. Para detectar possíveis plágios, todos os manuscritos submetidos são analisados por softwares anti-plágio. Se houver suspeita de um incidente de plágio, o processo de avaliação é interrompido e os autores serão solicitados a fornecer esclarecimentos.

1.6. Trabalhos que trazem resultados de pesquisa envolvendo seres humanos e realizados no Brasil devem ser amparados por aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Trabalhos de autores(as) estrangeiros(as) devem seguir as normas éticas do seu país de origem.

2. Processo de avaliação

A Revista Ação e Reflexão publica, pelo menos, um volume anual, sendo composto minimamente por duas edições regulares (números), contendo em cada edição a quantidade mínima de 10 trabalhos, sendo uma edição por semestre.

Os trabalhos recebidos são primeiramente analisados pelos editores e, se respeitarem as normas para publicação e estiverem alinhados com as temáticas de interesse, seguem um processo de revisão duplo-cego em que a identidade tanto do revisor como do autor são ocultadas de ambas as partes.

A Revista Ação e Reflexão adota a prática da "avaliação por pareceres ad hoc", sendo que cada trabalho é submetido a pelo menos dois (2) avaliadores/as. Estes terão o prazo de três (3) semanas para emissão dos pareceres, com a possibilidade de prorrogação por mais uma (1) semana, desde que o/a parecerista manifeste esse desejo. Havendo pareceres contrários, o trabalho é encaminhado a um terceiro avaliador.

Uma notificação acerca do parecer final da submissão será enviada aos autores, com cópia dos pareceres dos avaliadores.
A equipe editorial se compromete a acompanhar o processo de modo a garantir a celeridade e qualidade dos pareceres. Em caso de parecer condicionado a modificações no texto, o autor terá, no máximo, 30 dias para enviar as modificações, caso contrário o manuscrito será arquivado. Os textos finais são diagramados e revistos (linguagem, ortografia e normas técnicas) e submetidos aos autores  para conferência final antes de sua publicação.

A previsão de publicação depende do fluxo de trabalhos submetidos, da quantidade de trabalhos em avaliação e em edição, incluindo-se, nessas etapas, o tempo empreendido nos processos que envolvem os autores, avaliadores e integrantes da Comissão Editorial. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.