A construção de representações por meio da leitura extensiva em um curso de formação de professores em língua inglesa
Palabras clave:
Leitura extensiva, construção de representações, formação de leitores, formação de professores, língua estrangeiraResumen
A leitura extensiva em língua estrangeira é uma abordagem ainda pouco explorada na educação brasileira de forma geral. O objetivo deste trabalho é verificar em que medida essa abordagem pode auxiliar na formação do leitor, tanto no ganho de fluência na leitura quanto na compreensão do texto. Para tanto, foi transcrita e analisada uma aula de leitura extensiva para professores brasileiros de língua inglesa no exterior (Estados Unidos da América), na qual o texto literário A pérola, de John Steinbeck, foi utilizado. Com o auxílio da teorização da construção de representações, de Judith Langer (2005), buscaram-se evidências que demonstrassem o desenvolvimento do raciocínio literário neste público leitor. As análises feitas indicam que a leitura extensiva constitui-se em uma abordagem que facilita sobremaneira o desenvolvimento do pensamento literário e, por conseguinte, estimula a formação de um leitor crítico e consciente, capaz de construir representações, isto é, capaz de desenvolver compreensões profundas sobre e a partir do texto literário.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Roberta Macedo Ciocari
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Ação e Reflexão, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Ação e Reflexão é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.