A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL (PNED) E O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/acaoereflexao.3.2025.4180

Keywords:

Gestor Escolar; Educação Digital Escolar; Política Nacional de Educação Digital - PNED

Abstract

Na sociedade contemporânea, um dos maiores desafios enfrentados pelo Estado e pela sociedade em geral é a inclusão digital da população, especialmente no âmbito escolar. Neste cenário, a Lei 14.533/23 institui a Política Nacional de Educação Digital (PNED), que visa articular programas, projetos e ações entre os entes federados e setores governamentais para potencializar e melhorar as políticas públicas relativas ao acesso, uso de recursos, ferramentas e práticas digitais, com ênfase nas populações mais vulneráveis. Logo, surge a problemática deste estudo: Qual é o papel, os desafios e as possibilidades do gestor escolar para garantir o desenvolvimento da Educação Digital Escolar, apontada na Política Nacional de Educação Digital (PNED) com base na Lei 14.533/23? Para investigar essa problemática, este artigo adota uma abordagem qualitativa, baseada em uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório. O gestor escolar desempenha um papel central na integração das tecnologias e na implementação da PNED nos currículos escolares, sendo responsável por liderar, organizar e acompanhar esse processo no ambiente educacional. Além disso, cabe a ele fornecer suporte, recursos e orientações para professores e demais membros da comunidade escolar, garantindo que a Educação Digital Escolar seja efetivamente incorporada e acessível a todos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana Santos, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Câmpus Passo Fundo

Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2019) na linha de Processos Educativos e Linguagem; graduada em Educação Física Licenciatura Plena, pela Universidade de Passo Fundo (2007), Tecnólogo em Processos Gerenciais (2015) e Licenciatura em Pedagogia (2021), ambas formações, pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Possui especializações na área educacional e MBA em Gestão de Pessoas. Ao longo da sua trajetória profissional, obteve experiências em funções de gestão, administrativas e de docência, atuando em cargos como de Assistente de Direção em Instituição de Ensino Superior, Analista de Departamento Acadêmico, Coordenadora Pedagógica de Polo de Educação a Distância, Professora Tutora Presencial de cursos EAD, Orientadora Educacional, Coordenadora de Desenvolvimento Profissional, e por fim, Docente de cursos em nível de ensino superior, cursos profissionalizantes, Aprendizagem profissional (Jovem Aprendiz) e em Educação Básica. Atualmente, trabalha como Orientadora Educacional na Educação Básica da rede Estadual de Ensino.

Anubis Graciela de Moraes Rossetto, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Câmpus Passo Fundo

Doutora em Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestra em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduada em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo. Professora do IFSul Câmpus Passo Fundo-RS.

Published

2025-12-17

How to Cite

Santos, A., & Graciela de Moraes Rossetto, A. (2025). A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL (PNED) E O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR. Revista Ação E Reflexão, 3. https://doi.org/10.15536/acaoereflexao.3.2025.4180

Issue

Section

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS e CIÊNCIAS HUMANAS