A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL (PNED) E O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.15536/acaoereflexao.3.2025.4180Keywords:
Gestor Escolar; Educação Digital Escolar; Política Nacional de Educação Digital - PNEDAbstract
Na sociedade contemporânea, um dos maiores desafios enfrentados pelo Estado e pela sociedade em geral é a inclusão digital da população, especialmente no âmbito escolar. Neste cenário, a Lei 14.533/23 institui a Política Nacional de Educação Digital (PNED), que visa articular programas, projetos e ações entre os entes federados e setores governamentais para potencializar e melhorar as políticas públicas relativas ao acesso, uso de recursos, ferramentas e práticas digitais, com ênfase nas populações mais vulneráveis. Logo, surge a problemática deste estudo: Qual é o papel, os desafios e as possibilidades do gestor escolar para garantir o desenvolvimento da Educação Digital Escolar, apontada na Política Nacional de Educação Digital (PNED) com base na Lei 14.533/23? Para investigar essa problemática, este artigo adota uma abordagem qualitativa, baseada em uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório. O gestor escolar desempenha um papel central na integração das tecnologias e na implementação da PNED nos currículos escolares, sendo responsável por liderar, organizar e acompanhar esse processo no ambiente educacional. Além disso, cabe a ele fornecer suporte, recursos e orientações para professores e demais membros da comunidade escolar, garantindo que a Educação Digital Escolar seja efetivamente incorporada e acessível a todos.
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Copyright (c) 2025 Adriana Santos, Anubis Graciela de Moraes Rossetto

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