Os Estereótipos e a Invisibilidade Feminina no Contexto de Identificação das Altas Habilidades/Superdotação na Rede Básica de Ensino
Keywords:
Altas Habilidades/Superdotação, Gênero, Educação Especial, Identificação, EstereótiposAbstract
O artigo traça um panorama conceitual e legal das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no Brasil. Enumera, em seguida, os principais mitos que interferem na subidentificação deste público de maneira geral, citados em artigos, teses, revistas ou publicações selecionadas dentre as que abordam o tema, publicadas nos últimos 15 anos no país. Após, focaliza a questão específica do público feminino nesse contexto, busca discutir os aspectos relacionados aos estereótipos de gênero que contribuem para uma identificação ainda menor das meninas superdotadas em idade escolar, evidenciada pela sua subrepresentação nas salas de recurso e/ou programas especiais destinados a esse público do Atendimento Educacional Especializado brasileiro. Por fim, aponta a necessidade de formação e reflexão dos profissionais envolvidos na identificação das pessoas com AH/SD, para que a lacuna produzida nesse tocante não seja preenchida erroneamente por visões estereotipadas e estigmatizadas, historicamente constituídas, relacionadas ao gênero.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Juliana Machado Kuns, Andressa Schiavone Pereira Aquaroni Vieira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Ação e Reflexão, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Ação e Reflexão é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.