A construção de representações por meio da leitura extensiva em um curso de formação de professores em língua inglesa
Palavras-chave:
Leitura extensiva, construção de representações, formação de leitores, formação de professores, língua estrangeiraResumo
A leitura extensiva em língua estrangeira é uma abordagem ainda pouco explorada na educação brasileira de forma geral. O objetivo deste trabalho é verificar em que medida essa abordagem pode auxiliar na formação do leitor, tanto no ganho de fluência na leitura quanto na compreensão do texto. Para tanto, foi transcrita e analisada uma aula de leitura extensiva para professores brasileiros de língua inglesa no exterior (Estados Unidos da América), na qual o texto literário A pérola, de John Steinbeck, foi utilizado. Com o auxílio da teorização da construção de representações, de Judith Langer (2005), buscaram-se evidências que demonstrassem o desenvolvimento do raciocínio literário neste público leitor. As análises feitas indicam que a leitura extensiva constitui-se em uma abordagem que facilita sobremaneira o desenvolvimento do pensamento literário e, por conseguinte, estimula a formação de um leitor crítico e consciente, capaz de construir representações, isto é, capaz de desenvolver compreensões profundas sobre e a partir do texto literário.
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