Os Estereótipos e a Invisibilidade Feminina no Contexto de Identificação das Altas Habilidades/Superdotação na Rede Básica de Ensino

Autores

  • Juliana Machado Kuns UniCesumar
  • Andressa Schiavone Pereira Aquaroni Vieira UniCesumar

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação, Gênero, Educação Especial, Identificação, Estereótipos

Resumo

O artigo traça um panorama conceitual e legal das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no Brasil. Enumera, em seguida, os principais mitos que interferem na subidentificação deste público de maneira geral, citados em artigos, teses, revistas ou publicações selecionadas dentre as que abordam o tema, publicadas nos últimos 15 anos no país. Após, focaliza a questão específica do público feminino nesse contexto, busca discutir os aspectos relacionados aos estereótipos de gênero que contribuem para uma identificação ainda menor das meninas superdotadas em idade escolar, evidenciada pela sua subrepresentação nas salas de recurso e/ou programas especiais destinados a esse público do Atendimento Educacional Especializado brasileiro. Por fim, aponta a necessidade de formação e reflexão dos profissionais envolvidos na identificação das pessoas com AH/SD, para que a lacuna produzida nesse tocante não seja preenchida erroneamente por visões estereotipadas e estigmatizadas, historicamente constituídas, relacionadas ao gênero.

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Publicado

2024-05-02

Como Citar

Kuns, J. M., & Vieira, A. S. P. A. (2024). Os Estereótipos e a Invisibilidade Feminina no Contexto de Identificação das Altas Habilidades/Superdotação na Rede Básica de Ensino. Revista Ação E Reflexão, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/acaoereflexao/article/view/3366

Edição

Seção

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS e CIÊNCIAS HUMANAS