Proposta pedagógica em prática no ensino de bioquímica: Aproveitamento de softwares livres como facilitador do processo de ensino e de aprendizagem

Cindy Magda Araújo dos Santos Freire, Suelen Carneiro de Medeiros, José Gerardo Carneiro, José Edvar Monteiro Júnior, José Ednésio da Cruz Freire

Resumo


A Bioinformática é entendida como uma área interdisciplinar do conhecimento, cujo objetivo é empregar técnicas computacionais, físicas e matemáticas para avaliar, gerar e gerenciar informações biológicas. Desse modo, este trabalho tem por objetivo incentivar o uso contínuo de softwares de Bioinformática durante a disciplina de Bioquímica na modalidade a distância por meio do uso de um guia sumarizado, o qual poderá ser empregado durante as práticas educativas. Este guia constitui-se em um modelo didático que faz uso do banco de dados públicos (NCBI) e softwares de Bioinformática com acesso livre.


Palavras-chave


Tecnologia da Informação, Recursos computacionais, Servidores livres, Bioinformática

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.1442-1455.934

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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