O uso do Geogebra para o ensino de cálculo diferencial e integral, um mapeamento de suas publicações
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.466-484.892Palavras-chave:
Ensino, GeoGebra, Cálculo, Derivada.Resumo
O presente trabalho aborda um Mapeamento de produções que tratam da temática “Ensino de Cálculo Diferencial e Integral com o uso do software GeoGebra”, no âmbito do Projeto de Pesquisa: Tecnologias Digitais para formação inicial e continuada de professores de matemática, que se desenvolve junto a UNEMAT polo de Barra do Bugres – MT, e como parte de um Projeto de Dissertação do autor, a fim de contribuir com as pesquisas elencadas, que tem como um de seus propósitos, formular parâmetros de atividades e designer de curso para o ensino de matemática. Realiza buscas em 05 Bases de Dados científicos nacionais e internacionais, dos textos encontrados apresentamos uma síntese de cada, direcionadas para responder as questões norteadoras da pesquisa que se apresentam na introdução. Ainda uma tabela com algumas das informações coletadas, e conclui que apesar de haver variedade de abordagem do GeoGebra para o ensino de Cálculo, ainda não há um consenso ou um parâmetro adotado pela academia, o que fica mais evidente quando direcionamos a pesquisa para abordar o ensino da Derivada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.