A construção de objetos de aprendizagem como metodologia ativa para o ensino de integrais duplas

Adriano Edo Neuenfeldt, Rogério José Schuck, Lara Kalkmann Goulart, Derli Juliano Neuenfeldt, Ariane Wollenhoupt da Luz Rodrigues

Resumo


Este trabalho versa sobre atividades compartilhadas e realizadas em uma disciplina de Cálculo II, de uma instituição do Ensino Superior, a partir de apontamentos e reflexões pertinentes às dificuldades e concepções de alunos de Cursos de Engenharia, quanto à compreensão do conceito de integral dupla e do seu uso no cálculo de área e volume. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985; GIL, 2002), na qual se buscou uma aproximação entre teoria e prática (DEMO, 2006, D’AMBROSIO, 2008, VEIGA-NETO, 2014).  Como parte do processo avaliativo, os estudantes elaboraram, confeccionaram e apresentaram um sólido geométrico com o respectivo cálculo de área e volume a partir de integral dupla. Percebeu-se que essa produção se caracterizou como um objeto de aprendizagem potencialmente significativo (AGUIAR; FLORES, 2014, BRAGA, 2014, WILEY, 2000, MOREIRA; MASSONI, 2016, AUSUBEL, 1963) e contribuiu para os processos de ensino e de aprendizagem da turma, instigando e valorizando a pesquisa extraclasse e a participação dos estudantes como elementos essenciais para uma metodologia ativa (BERBEL, 2011).


Palavras-chave


Cálculo; Teoria e prática; Objetos de aprendizagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.350-362.794

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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