A mediação de conflitos escolares: com a palavra os educadores do IFSul - Campus Bagé

Autores

  • Alexandre Oliveira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul - Campus Bagé)
  • Lúcio Jorge Hammes UNIPAMPA - Campus Jaguarão
  • Itamar Luís Hammes IFSul - Campus Lajeado

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.228-240.781

Palavras-chave:

Mediação de conflitos, educadores, IFSul.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida durante o Mestrado em Educação na Unipampa, que teve como objetivo investigar os processos de mediação de conflitos escolares a partir de uma ótica freireana e de uma abordagem construtiva, visando a formação colaborativa dos educadores do IFSul – Campus Bagé. Consistiu numa pesquisa intervencionista organizada em círculos de aprendizagem, realizada com nove docentes do Instituto. Os dados apontam para a necessidade de implementação de estratégias de mediação construtiva dos conflitos por parte dos gestores, setor pedagógico, servidores, educadores, pais e educandos. Além disso, a mediação dos conflitos pode constituir-se em oportunidade para a reelaboração das relações sociais no âmbito institucional. Neste sentido, o conflito passa a ser um instrumento pedagógico na Educação para a Paz, visando a construção de uma Cultura de Paz, a qual corrobora a melhoria dos resultados acadêmicos dos discentes e institucionais. Pedagogia, que ao final, promove a autorregulação e a autorrealização dos autores educacionais e uma educação de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Oliveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul - Campus Bagé)

Alexandre Oliveira Silva é Pedagogo/ Orientador Educacional do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Bagé do IFSul. É graduado em pedagogia e especialista em psicopedagogia, gestão de pessoas, orientação educacional e mestrando em educação pela UNIPAMPA.

Lúcio Jorge Hammes, UNIPAMPA - Campus Jaguarão

Professor doutor da UNIPAMPA, coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIPAMPA - Campus Jaguarão.

Itamar Luís Hammes, IFSul - Campus Lajeado

Professor doutor de filosofia e coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus Lajeado do IFSul.

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

SILVA, A. O.; HAMMES, L. J.; HAMMES, I. L. A mediação de conflitos escolares: com a palavra os educadores do IFSul - Campus Bagé. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 228–240, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.228-240.781. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/781. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas