Entre cenas, discursos e criatividade: dramatização como estratégias de ensino na formação em saúde.

Elisângela Mara Zanelatto, José Claúdio Pel Pino, Miriam Ines Marchi, Marli Terezinha Quartieri

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a estratégia de ensino dramatização na formação em saúde, junto a uma turma de catorze estudantes do curso Técnico de Enfermagem, na disciplina de Ética Profissional, em um município do interior do Estado do Rio Grande do Sul. As atividades foram realizadas durante dez aulas com grupos de aproximadamente cinco participantes, no ano de 2016. Por meio da dramatização, abordou-se os conteúdos de cuidado, sigilo e leis que normatizam a profissão da Enfermagem. Percebeu-se que a experiência viabilizada pelas estratégias de ensino possibilitou a aprendizagem dos conteúdos propostos pela disciplina de maneira integrada e participativa. Outrossim, contribuiu para o desenvolvimento de habilidades relacionais dos estudantes, o que talvez não seria possível em uma aula considerada tradicional.

Palavras-chave


estratégia de ensino, ética profissional, dramatização, aprendizagem, formação em saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.285-293.558

Revista Thema

__________________________

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref          

  Logotipo do Latindex