As etapas do tratamento de água: Ações do PIBID em uma escola pública de Rorainópolis-Roraima

Klenide Borges Santana, Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Andre Camargo Oliveira, Iracilma da Silva Sampaio, Neuza Maria Cavalheiro Zenatti, Luciana Camargo Oliveira, Wander Gustavo Botero

Resumo


Este trabalho utilizou o tema transversal “água” e as etapas do processo de tratamento na forma de projeto de intervenção no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual José de Alencar na cidade de Rorainópolis-RR. Objetivou-se contribuir para a construção do conhecimento e popularização da química como ciência, utilizando os conceitos químicos envolvidos nas etapas de tratamento da água, avaliando a importância do uso inteligente, preservação e prevenção de doenças de veiculação hídrica. Trabalhou-se com uma sequencia de atividades baseada na abordagem qualitativa, observação, aplicação de questionários, construção de maquete, palestra, experimentação e montagem de mural informativo. Os resultados foram satisfatórios quanto à sensibilização para o uso inteligente da água, a melhor percepção da química no cotidiano e a motivação dos estudantes para o estudo, a leitura e trabalho em equipe. De acordo com as observações e os depoimentos de estudantes e professora titular, percebeu-se que os estudantes participantes se interessaram mais no estudo do conteúdo de química inorgânica.

Palavras-chave


Tema Transversal; Água; Roraima; Ensino de Química

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.267-278.446

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref            

Logotipo do Latindex