Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica

Aline Diesel, Alda Leila Santos Baldez, Silvana Neumann Martins

Resumo


Este escrito constitui-se em um artigo de revisão, que tem como objetivo buscar pontos de convergência entre as metodologias ativas de ensino e outras abordagens já consagradas do âmbito da (re)significação da prática docente. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico das principais abordagens teóricas voltadas para os processos de ensino e de aprendizagem, pautados nas principais teorias de aprendizagem, como a aprendizagem pela interação social, preconizada por Lev Vygotsky (1896-1934), a aprendizagem pela experiência, de John Dewey (1859-1952), a aprendizagem significativa de David Ausubel (1918-

Palavras-chave


Metodologias ativas de ensino; Prática docente; Artigo de revisão.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404

Revista Thema

__________________________

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref          

  Logotipo do Latindex