A utilização das linguagens midiáticas na relação alunos e professores no ambiente escolar.

Autores

  • Loreni Lúcia Pasquetti Ortolan Professora Municipal - Sarandi - RS.
  • Ricardo Lemos Sainz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. http://orcid.org/0000-0001-9338-7993
  • Cinara Ourique do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.164-181.349

Palavras-chave:

Linguagens midiáticas, Relacionamento interpessoal, Mídias, TIC.

Resumo

No entendimento de que a relação estabelecida na sala de aula é fundamental no processo de ensino aprendizagem, o presente trabalho objetiva identificar qual a percepção de docentes e discentes quanto a utilização de linguagens midiáticas como mecanismo facilitador do relacionamento entre alunos e professores no ambiente escolar. Os trabalhos produzidos durante o projeto foram publicados no blog da escola e em uma edição extra do jornal escolar “O Aldo que Conte”, da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Aldo Conte de Sarandi-RS.  Foram utilizados questionários abordando os mecanismos de interação professor – aluno, bem como o papel da tecnologia como facilitador, focando especialmente a prática proposta na pesquisa-ação. A pesquisa aponta que a presença da empatia favorece o processo ensino e aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento do trabalho docente; e que o uso de recursos tecnológicos e linguagens midiáticas tornam as aulas mais atrativas e produtivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loreni Lúcia Pasquetti Ortolan, Professora Municipal - Sarandi - RS.

Pós–graduada em Mídias na Educação – UAB – IFSul, professora graduada no curso de Letras-LP pela Universidade de Passo Fundo (UPF-RS), Especialização em Interdisciplinaridade na Educação Básica pelo IBPEX/FACINTER de Curitiba-PR.

Ricardo Lemos Sainz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Professor Titular da CINAT - Química - Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas

Técnico em Química; Licenciado em Química; Engenheiro Agrícola; Engenheiro Agrônomo, Especialista em Sociologia, Mestre em Engenharia de Alimentos; Doutor em Ciência e Tecnologia Agroindustrial.

Cinara Ourique do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Professora Adjunta – Doutora em Ensino de Ciências e Química para a Vida; Economista. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

ORTOLAN, L. L. P.; SAINZ, R. L.; NASCIMENTO, C. O. do. A utilização das linguagens midiáticas na relação alunos e professores no ambiente escolar. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 164–181, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.164-181.349. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/349. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)