CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EM CURSOS TÉCNICOS BINACIONAIS: PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE LÍNGUAS

Cristina Bohn Citolin

Resumo


Este estudo apresenta recorte de pesquisa realizada junto a cursos técnicos binacionais de Informática para Internet e de Controle Ambiental. Apresentam-se aspectos sobre o currículo e práticas de avaliação da aprendizagem desenvolvidas por docentes da área de línguas dos dois cursos. Os dados revelaram que a avaliação é vista como processual e contínua, o trabalho coletivo e colaborativo é identificado como fortalecedor das relações entre as professoras, da formação docente e da construção de processos educativos que alcançam bons resultados. Há afinamento das concepções de língua e ensino das docentes. Os currículos dos cursos são orientados ao reconhecimento da cultura, identidade e da variedade linguística da fronteira.

Palavras-chave


Cursos Técnicos Binacionais. Ensino de língua. Currículo. Avaliação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.11.2014.103-117.219

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref            

Logotipo do Latindex