Mudanças na educação nas fronteiras brasileiras: um breve estudo histórico

Autores

  • Daize Duarte Sampaio Universidade Federal de Pelotas
  • Bruno Duarte Sampaio Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.11.2014.89-102.218

Palavras-chave:

fronteira, integração, educação, profissional, tecnológica

Resumo

A educação nas fronteiras vem ganhando espaço na medida em que a globalização avança unindo povos e culturas, tentando tornar os limites entre países apenas um aspecto territorial. Ao longo do tempo passou por diversas etapas, baseadas em diferentes contextos e pontos de vista, sendo inegáveis as contribuições ao longo do século XX. Estes tributos levaram à visão atual de educação nas fronteiras como uma importante ferramenta de integração entre povos, oportunizando ações bilaterais que desenvolvam e fortaleçam a região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daize Duarte Sampaio, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário da Grande Dourados. Cursando Pós- Graduação em Educação Profissional com Habilitação para a Docência pelo Instituto Federal Sul-Rio-grandense e MBA Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Escola Superior Aberta do Brasil. Atua como técnico administrativo em educação da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Sampaio, D. D., & Sampaio, B. D. (2014). Mudanças na educação nas fronteiras brasileiras: um breve estudo histórico. Revista Thema, 11(2), 89-102. https://doi.org/10.15536/thema.11.2014.89-102.218

Edição

Seção

Ciências Humanas