O mural virtual como recurso para aprendizagem colaborativa em tempos de aulas remotas no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.89-101.1870

Palavras-chave:

Ensino remoto, estratégias didáticas, ensino superior

Resumo

Em tempos de pandemia de COVID-19, todos os níveis de ensino precisaram buscar as melhores estratégias para lidar com a continuidade da educação formal no contexto do isolamento social. Uma medida adotada pelas instituições foi o ensino remoto emergencial, uma solução temporária que envolve o uso de plataformas digitais. Este estudo relata e analisa a experiência de uma atividade elaborada a partir da perspectiva da aprendizagem colaborativa e realizada durante uma disciplina na Universidade Federal do ABC - UFABC. A experiência consistiu no uso de um mural digital para elaboração de uma estrutura que possibilitasse a apresentação dos trabalhos finais da disciplina e que pudesse engajar os alunos em um processo colaborativo de avaliação dos trabalhos dos demais colegas. Participaram quarenta alunos de diversos cursos da universidade. A atividade mostrou-se eficaz para o engajamento dos estudantes, que participaram ativamente na avaliação dos trabalhos, dado que é refletido no número e na qualidade dos comentários realizados na plataforma. A dinâmica favoreceu a integração social, reforçando a troca de conhecimentos e a interação imprescindíveis no contexto do ensino não presencial.

Palavras-chave: Ensino remoto; estratégias didáticas; ensino superior; mural digital; aprendizagem colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Rafael Santos de Cerqueira, Centro de Ciências Naturais e Humanas - CCNH Universidade Federal do ABC

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos e Doutor em Ensino de Ciências - modalidade Biologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor adjunto do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC na área de processos cognitivos de aprendizagem. Sou docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) da UFABC. Estou como secretário da Diretoria regional 1 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Desenvolvo pesquisas com seguintes temas: Ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia, educação não formal, divulgação científica e produção de materiais didáticos. Tenho como foco teórico a Teoria Histórico-Cultural da Atividade

Downloads

Publicado

2021-06-16

Como Citar

CERQUEIRA, B. R. S. de. O mural virtual como recurso para aprendizagem colaborativa em tempos de aulas remotas no ensino superior. Revista Thema, Pelotas, v. 20, p. 89–101, 2021. DOI: 10.15536/thema.V20.Especial.2021.89-101.1870. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1870. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas