Acompanhante do paciente com câncer no espaço hospitalar: sentidos atribuídos a sua função

Autores

  • Denise Fabiane Polonio Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Gisele Dhein Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Cristiane Pivatto Hospital Bruno Born

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.318-335.1366

Palavras-chave:

Oncologia, cuidadores, hospitalização, assistência ao paciente.

Resumo

Este estudo objetiva compreender como a função acompanhante do paciente oncológico se constitui e quais as interferências desta no tratamento. A pesquisa foi realizada com 45 sujeitos (15 profissionais, 15 pacientes e 15 acompanhantes de pacientes) de um hospital do interior do Rio Grande do Sul. Os resultados conferem ao acompanhante do paciente as seguintes atribuições: responsabilização pelo suprimento das necessidades básicas do paciente; apoio nas demandas físicas, emocionais, sociais; intermediação das relações entre equipe de saúde e paciente e corresponsabilização pela execução do plano terapêutico definido para o tratamento. Tais representações não foram unânimes, mas evidenciaram que a falta de um sujeito que desempenhe esta função produz no paciente o sentido de desamparo, constituindo limitações ao tratamento. Muitos entrevistados demonstraram desconhecimento da função acompanhante e constatou-se inexistência de protocolo hospitalar que descrevesse a ocupação. A carência foi justificada pela falta de embasamento legal sustentador da temática, apontando assim, a necessidade dessa função ser debatida e integrada à Política Nacional Oncológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Fabiane Polonio, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Psicóloga pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES,  possui Residência Multiprofissional em Oncologia, mestranda do Mestrado em Ensino da Univates- PPGENSINO.

Gisele Dhein, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Psicóloga, pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Mestre em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Docente na Univates, onde também atua como Coordenadora do Curso de Psicologia. Doutoranda em Educação, na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Cristiane Pivatto, Hospital Bruno Born

Psicóloga, pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Pós graduada em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

POLONIO, D. F.; DHEIN, G.; PIVATTO, C. Acompanhante do paciente com câncer no espaço hospitalar: sentidos atribuídos a sua função. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 2, p. 318–335, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.318-335.1366. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1366. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde