Azia como tema problematizador no ensino superior: concepções alternativas dos licenciandos sobre ácidos, bases, sais e óxidos
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.20-34.1342Palavras-chave:
Concepções Alternativas, contextualização, momentos pedagógicos, Paulo Freire.Resumo
Uma sequência didática seguindo a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, estruturada por Delizoicov, e utilizando a azia para contextualizar e problematizar o conteúdo de funções químicas foi aplicada no curso de Licenciatura em Química do IFSP – Campus Sertãozinho, visando investigar as contribuições da metodologia para a superação das concepções alternativas e aquisição de conceitos científicos. Os resultados obtidos a partir da análise dos questionários respondidos pelos discentes foram a capacidade em relacionar o conhecimento científico adquirido para solucionar problemas cotidianos e a identificação de algumas superações das concepções iniciais, mas que ainda apresentavam erros conceituais, indicando a não superação total das concepções alternativas. Pode-se concluir que a metodologia aplicada contribuiu no ensino-aprendizado do conhecimento científico e na diminuição da defasagem do conhecimento dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.