A Construção do Conhecimento Científico no Ensino de Química

Andressa Araújo da Silva

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Roseli Correia da Silva, na disciplina de Química. Foram realizadas atividades lúdicas e concretas, efetivadas a partir de opiniões dos alunos sobre a necessidade de didáticas diferenciadas, dadas suas dificuldades na disciplina e também da minha visão, enquanto professora, da necessidade de buscar um melhor aproveitamento no estudo de química, observados o baixo rendimento e o desinteresse dos alunos. A química é considerada, por muitos estudos, uma das disciplinas mais complexas do currículo do Ensino Médio, a qual exige grandes esforços dos alunos para o seu entendimento e desenvolvimento cognitivo, sendo necessário um incentivo didático no ensino de química, para que os conteúdos sejam trabalhados de forma mais agradável e alcance-se o desenvolvimento cognitivo desejado, distanciando-se do método tradicional e visando a melhores rendimentos na aprendizagem.


Palavras-chave


Ensino de Química. Atividades Lúdicas e Concretas. Aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.9.2012.%25p.130

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref            

Logotipo do Latindex