A introdução da ideia de razão através da Resolução de Problemas

André Lima Rodrigues, Francielle Silva Gardin, Bruno Rodrigo Teixeira

Resumo


Este trabalho apresenta o relato de uma experiência com o ensino do conteúdo matemático Razão através da Resolução de Problemas, trazendo aspectos das fases de planejamento da aula e da regência em sala de aula. A experiência ocorreu no contexto do Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina, com 15 alunos do 7º ano de uma escola pública da cidade, no ano de 2017. Teve como objetivo introduzir e explorar a ideia de razão e evidenciou que a escolha da abordagem de ensino, através da Resolução de Problemas, foi potencial para que o objetivo fosse atingido. Ainda, oportunizou que os alunos participassem ativamente da aula, e que os estagiários estudassem o conteúdo de maneira aprofundada, estabelecessem relações entre as diferentes estratégias dos estudantes e aprendessem mais sobre a abordagem de ensino e sobre o conteúdo matemático durante todo o processo, desde a elaboração do plano de aula até o momento da regência.


Palavras-chave


Educação matemática; estágio curricular supervisionado; resolução de problemas; razão.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V16.2019.361-371.1279

Revista Thema

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


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