Fome no mundo: uma possibilidade de ensino CTS nos anos iniciais da educação básica

Autores

  • Cristiana Nazaré Goulart da Silva de Almeida Colégio Pedro II(Realengo)/Professora
  • Lenita Leite de Oliveira Fernandes Colégio Pedro II(Realengo)/Professora
  • Jorge Cardoso Messeder IFRJ/PROPEC

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.732-742.1199

Palavras-chave:

Anos iniciais, fome no mundo, enfoque CTS.

Resumo

Este relato apresenta a experiência de um trabalho com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos anos iniciais realizado em uma escola pública do Rio de Janeiro, com os seguintes objetivos: proporcionar aos estudantes um aprendizado e construção de conhecimento científico partindo de um problema socialmente relevante e condições para a formação de um olhar crítico e auxiliar na tomada de decisões e mudanças de comportamento frente ao problema social. Foi utilizado o tema “Fome no Mundo”, numa metodologia de um ensino crítico, discutindo os tipos de alimentos e suas funções na promoção da saúde, tendo como base a componente curricular da instituição. Foram realizadas diversas atividades como: rodas de conversa, que proporcionaram um diálogo e interação com toda turma; imagens anexadas em biombos, que despertou para sensibilização; pesquisas em diversas fontes, para o conhecimento e aprofundamento no assunto; vídeos, para o levantamento de questões sociais, ambientais, econômicas e políticas; visita à cozinha da escola, para análise do desperdício; hora da receita, trabalhando com reaproveitamento, pesquisa na internet, discutindo a ação de organizações que buscam erradicar a fome; e a hora do desenho, estimulando a mudança de comportamento diante do conhecimento adquirido. Os resultados encontrados na atividade mostraram possibilidades de discussões para um ensino de ciências que auxilia a fomentar nos alunos o interesse científico voltado à cidadania. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiana Nazaré Goulart da Silva de Almeida, Colégio Pedro II(Realengo)/Professora

Mestre  em Ensino de Ciências (NUTES/UFRJ) e Professora do Colégio Pedro II, Realengo, Rio de Janeiro /RJ - Brasil.

Lenita Leite de Oliveira Fernandes, Colégio Pedro II(Realengo)/Professora

Mestre  em Ensino de Ciências (NUTES/UFRJ) e Professora do Colégio Pedro II, Realengo, Rio de Janeiro /RJ - Brasil.

Jorge Cardoso Messeder, IFRJ/PROPEC

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). A gênese de sua titulação acadêmica ocorreu na área da Química Orgânica, com ênfase em Síntese, onde atuou nos seguintes temas: síntese de fármacos e quimioprofilaxia da Doença de Chagas. Atualmente é professor Associado I do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro onde desenvolve trabalhos nas áreas de Ensino de Ciências/Química, junto aos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado Profissional e Acadêmico em Ensino de Ciências. A sua produção acadêmica se concentra principalmente em temas sobre Ensino de Química/Ciências, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior, tendo enfoques em: CTS, Práticas de Ensino, Produção de Materiais Educativos e Relações entre Ensino, Aprendizagem e Pesquisa.

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

de Almeida, C. N. G. da S., Fernandes, L. L. de O., & Messeder, J. C. (2019). Fome no mundo: uma possibilidade de ensino CTS nos anos iniciais da educação básica. Revista Thema, 16(3), 732-742. https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.732-742.1199

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)