Os estereótipos de gênero relacionados à dimensão profissional nas representações dos/as estudantes adolescentes

Autores

  • Alexandra Moraes Maiato Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande - FURG Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.509-523.1192

Palavras-chave:

Representação mental, crenças de autoeficácia, autoconceito, cultura, escolha profissional.

Resumo

A inserção feminina nas carreiras da área da Engenharia é uma problemática atual e ainda são poucas as mulheres que escolhem esse campo de trabalho. Considerando que os discursos sociais influenciam a construção das representações mentais de cada pessoa, impactando o comportamento e a tomada de decisão, inclusive no âmbito profissional, o presente texto objetiva apresentar o resultado da pesquisa realizada com estudantes do ensino médio de uma escola pública da Região Sul do Brasil. Foram objetos de análise os desenhos de profissionais da área da Educação e da Engenharia, realizados pela referida turma. Os resultados revelam que estereótipos de gênero permeiam as representações mentais dos/as jovens, o que pode influenciar a escolha da profissão na área da Engenharia, em especial pelas meninas.

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Biografia do Autor

Alexandra Moraes Maiato, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Programa de Pós-Graduação Educação em ciências: Química da Vida e Saúde - PPGEC/FURG

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

MAIATO, A. M.; CARVALHO, F. A. H. de. Os estereótipos de gênero relacionados à dimensão profissional nas representações dos/as estudantes adolescentes. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 2, p. 509–523, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.509-523.1192. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1192. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas