A Micologia como conteúdo da disciplina de Biologia no Ensino Médio: uma análise dos livros didáticos aprovados no PNLD-2018
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.617-635.1163Palavras-chave:
PNLD-2018, ensino de Biologia, análise documental, análise de conteúdo.Resumo
Os fungos são o objeto de estudo de uma ciência conhecida por Micologia e, em virtude de seu papel na história da vida no planeta e de sua importância ecológica e econômica, compõem o saber escolar da disciplina de Biologia no Ensino Médio. Sendo assim, nesse trabalho objetivamos realizar uma análise descritiva dos conteúdos de Micologia presentes nas dez coleções de Biologia aprovadas na edição de 2018 do Programa Nacional do Livro Didático. A análise revelou que, apesar de melhorias em termos conceituais e de abordagem metodológica, as ilustrações presentes nos livros analisados ainda apresentam eventuais erros que podem prejudicar a compreensão do conteúdo. Outro fator potencialmente problemático é a ausência de contextualização com os demais aspectos ecológicos, saúde humana e relações com outros seres vivos, tornando os tópicos sobre Micologia reduzidos a uma abordagem desconexa com a realidade dos estudantes. Assim sendo, concluímos que seja relevante que se continue a investigar a temática da Micologia nos livros didáticos de Biologia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.