A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e a prática docente no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA): estudo em uma escola pública do Distrito Federal (DF)

Autores

  • Thamara Maria de Souza Universidade Católica de Brasília
  • Sandra Francesca Conte de Almeida
  • Wellington Ferreira de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.685-699.1099

Palavras-chave:

Prática docente, ANA, alfabetização, qualidade do ensino, rede pública.

Resumo

Este artigo identificou as prováveis interferências ocorridas na prática docente dos profissionais que atuam no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA), influenciadas pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). A ANA objetiva aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes concluintes do ciclo do BIA. Foi instituída em 2013, pelo Ministério da Educação para acompanhar a eficácia do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012. Para esta pesquisa foi realizado estudo de caso de escola da rede pública de Brasília - Distrito Federal (DF). Para compor a pesquisa, foram coletados dados por meio de questionário aplicado somente aos professores do BIA. Para análise e interpretação dos dados foi realizada pesquisa de abordagem qualitativa, estudo exploratório e análise documental. Com os resultados obtidos, foi possível identificar que a ANA tem se constituído em uma ferramenta indutora de práticas docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamara Maria de Souza, Universidade Católica de Brasília

Pedagoga pela UCB

Psicopedagoga pela UnB

Especialista em Gestão de RH pela UCB

Especialista em Gestão Pedagógica pela PUC/PR

Mestranda em Educação

Sandra Francesca Conte de Almeida

Doutora em Ciências da Educação (Psicologia) e Diplomada em Psicologia Escolar (Université René Descartes, Paris V, França). Professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Professora do Programa de Mestrado/Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília e orientadora da Dissertação da primeira autora até 15/12/2017. Psicanalista.

Wellington Ferreira de Jesus

Doutor em Educação (Universidade Federal de Goiás). Professor de História na Educação Básica (Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal - SEDF). Professor do Programa de Mestrado/Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília até 15/12/2017

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

SOUZA, T. M. de; ALMEIDA, S. F. C. de; JESUS, W. F. de. A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e a prática docente no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA): estudo em uma escola pública do Distrito Federal (DF). Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 685–699, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.685-699.1099. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1099. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas