Contação de histórias: um caminho para despertar o gosto pela leitura
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.545-555.1055Palavras-chave:
Contação de histórias, formação de leitores, leitura prazerosa.Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com uma turma de 9º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede estadual no município de Ibirubá/RS, com a qual foi realizada práticas de leitura e contação de histórias de livros da literatura infantil e juvenil, em uma proposta de leitura criativa e interativa. O objetivo geral da pesquisa foi despertar e (ou) resgatar o gosto pela leitura literária entre adolescentes e jovens. Sendo assim, realizou-se previamente a leitura de livros literários, os quais foram escolhidos pelos alunos, e a posterior discussão e contação das obras lidas nas aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa, do tipo pesquisa-ação, já que uma das pesquisadoras era também a regente de classe da turma pesquisada, foi desenvolvida com vista a qualificar a prática pedagógica docente. A pesquisa alcançou resultados bastante significativos no sentido de trazer motivação aos alunos para a continuidade da prática da leitura literária, os quais, ao final da pesquisa, mostraram-se instigados a buscar novas obras e autores. A ação, inicialmente pensada para a turma de 9º ano, acabou por contagiar e promover o interesse pela leitura entre os demais alunos da instituição de ensino onde ocorreu a investigação, quando se propôs levar os relatos de leitura para além da sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.