Gramática de uso e suas contribuições para o letramento

Autores

  • Marcilene de Assis Alves Araujo Centro Universitário UnirG
  • Lucas dos Santos Costa Centro Universitário UnirG

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1475-1485.995

Palavras-chave:

Gramática de uso, Linguística funcional, Letramento

Resumo

Este artigo apresenta a gramática de uso no ensino de língua portuguesa, como contribuinte para o processo de letramento dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico bibliográfico que servirá de base para uma pesquisa de campo qualitativa. Visa-se analisar como ocorrem as contribuições do ensino da gramática proposta pelo funcionalismo linguístico, atendo-se às suas concepções gerais, para o processo de letramento – sedimentação da língua em seus usos sociais com a escrita e a leitura no sistema convencional. Confirma-se que os resultados de um ensino de gramática de uso contribuam para esse processo ao desenvolver a competência comunicativa do aluno, para que se comunique adequando-se linguisticamente conforme o contexto nas diversas situações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcilene de Assis Alves Araujo, Centro Universitário UnirG

Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura com ênfase em línguística pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, Campus de Araguaína. Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005), Especialista em Docência no Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Estadual de Goiás (2002); Graduada em Letras pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Porangatu (1996). Membro do grupo de pesquisa Práticas em pesquisa com povos indígenas do Tocantins: Perspectivas interdisciplinar e intercultural sob a coordenação do professor Dr.º Francisco Edviges Albuquerque. Atualmente é professora Assistente II do Centro Universitário UnirG e Consultora educacional. Os temas de estudo e pesquisa são: educação indígena, sociolinguística, letramento como prática social, leitura e escrita, gêneros discursivos, metodologia de ensino de Língua Portuguesa e formação de professores, na perspectiva do método etnográfico.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

ARAUJO, M. de A. A.; COSTA, L. dos S. Gramática de uso e suas contribuições para o letramento. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 4, p. 1475–1485, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1475-1485.995. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/995. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes