Sintomas Depressivos - Causas e Efeitos em Jovens De Escolas De Sapucaia Do Sul
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1486-1492.988Palavras-chave:
Depressão, Adolescente, Doença, Tristeza.Resumo
Os transtornos depressivos apresentam constante crescimento entre a população geral (crianças, adolescentes e adultos). De acordo com o IBGE, a depressão afeta cerca de 11 milhões de pessoas no Brasil. Depressão ocorre, muitas vezes, com algum fato ocorrido na infância, como por exemplo: traumas, medos e ansiedades. Esta palavra é definida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um transtorno mental caracterizado, como uma tristeza profunda. Este estudo teve como objetivo geral: verificar a probabilidade de sintomas depressivos entre os estudantes. O constante aumento nos casos de doenças crônicas causadas pela depressão foi o condutor da necessidade de dimensionar qual o índice deste problema entre estudantes da rede pública de ensino, no município de Sapucaia do Sul/RS. O público alvo, foram os alunos de 6° e 7° ano do ensino fundamental, dos turnos manhã e tarde de 4 escolas selecionadas. A metodologia foi dividida em duas etapas. A primeira etapa foi baseada na pré-coleta e coleta, a segunda etapa na análise, codificação e entrega dos resultados aos participantes da pesquisa, juntamente foram delineados resultados e as discussões do estudo. De posse dos resultados, conclui-se então que 42,4% dos adolescentes que participaram da pesquisa possuem grande tendência de desenvolver depressão.
Palavras Chave: Depressão; Adolescente; Doença; Tristeza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.