Materiais Didáticos para o Ensino de Estatística: uma análise a partir de Relatos de Experiência do XII ENEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1007-1018.958

Palavras-chave:

material didático, ensino de estatística, professor de matemática, recursos tecnológicos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os materiais didáticos disponíveis para o ensino de Estatística por meio dos Relatos de Experiência do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. A escolha deste evento deu-se por ser de nível nacional e de importância ímpar, pois une todos os segmentos da Educação Matemática. Assim, acredita-se que seja um bom espelho que reflete a situação do ensino da disciplina de Matemática no contexto brasileiro. A metodologia está organizada em duas etapas, uma quantitativa e outra qualitativa. A abordagem metodológica quantitativa partiu do levantamento de palavras-chaves relacionadas com Estatística e recursos para efetivação do ensino. A análise qualitativa buscou descrever e interpretar os relatos encontrados. De um total de 463 trabalhos apenas 5 relatos tratavam de materiais didáticos para o ensino de Estatística e destes a maioria opta pelo uso de recursos tecnológicos, porém se prendem basicamente a planilhas eletrônicas. Ainda percebeu-se que não há trabalhos, publicados no evento, voltados para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental, exibindo uma área que carece de atenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Subirá Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR, Campus de Ponta Grossa.

Cristiane de Fátima Budek Dias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR, Campus de Ponta Grossa.

Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR, Campus de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

PEREIRA, C. S.; DIAS, C. de F. B.; SANTOS JUNIOR, G. dos. Materiais Didáticos para o Ensino de Estatística: uma análise a partir de Relatos de Experiência do XII ENEM. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 3, p. 1007–1018, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1007-1018.958. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/958. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas