Materiais Didáticos para o Ensino de Estatística: uma análise a partir de Relatos de Experiência do XII ENEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1007-1018.958

Palabras clave:

material didático, ensino de estatística, professor de matemática, recursos tecnológicos.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar os materiais didáticos disponíveis para o ensino de Estatística por meio dos Relatos de Experiência do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. A escolha deste evento deu-se por ser de nível nacional e de importância ímpar, pois une todos os segmentos da Educação Matemática. Assim, acredita-se que seja um bom espelho que reflete a situação do ensino da disciplina de Matemática no contexto brasileiro. A metodologia está organizada em duas etapas, uma quantitativa e outra qualitativa. A abordagem metodológica quantitativa partiu do levantamento de palavras-chaves relacionadas com Estatística e recursos para efetivação do ensino. A análise qualitativa buscou descrever e interpretar os relatos encontrados. De um total de 463 trabalhos apenas 5 relatos tratavam de materiais didáticos para o ensino de Estatística e destes a maioria opta pelo uso de recursos tecnológicos, porém se prendem basicamente a planilhas eletrônicas. Ainda percebeu-se que não há trabalhos, publicados no evento, voltados para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental, exibindo uma área que carece de atenção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caroline Subirá Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR, Campus de Ponta Grossa.

Cristiane de Fátima Budek Dias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR, Campus de Ponta Grossa.

Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR, Campus de Ponta Grossa.

Publicado

2018-08-14

Cómo citar

PEREIRA, C. S.; DIAS, C. de F. B.; SANTOS JUNIOR, G. dos. Materiais Didáticos para o Ensino de Estatística: uma análise a partir de Relatos de Experiência do XII ENEM. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 3, p. 1007–1018, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1007-1018.958. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/958. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas