Oficinas de fabricação de alimentos para adolescentes em situação de vulnerabilidade

Autores

  • Rosangela Silveira Rodrigues IF-Sul Campus CAVG
  • Gustavo Nunes Vieira IFSul
  • Candida Rosa Sturbelle IFSul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.943-950.900

Palavras-chave:

agroindústria, prática pedagógica, adolescentes

Resumo

A interação entre os alunos e professores com a comunidade local foi promovida através da oferta de oficinas de fabricação de alimentos para adolescentes em situação de vulnerabilidade que habitam temporariamente o abrigo municipal. A prática pedagógica, registrada em projeto de extensão e ministrada por alunos bolsistas, teve por objetivo ofertar a interatividade com o câmpus através da fabricação de alimentos tais como pães, bolos, bolachas, biscoitos, picles, doce em massa e em calda. As boas práticas na manipulação e o uso de equipamentos foram trabalhados nas oficinas. Os alimentos foram degustados após as práticas como forma de confraternização do grupo e avaliação das características sensoriais sendo o restante doado para o abrigo para o consumo diário. A experiência teve um excelente aproveitamento pelo grupo explicitado na avaliação feita pelas adolescentes que mencionaram aspectos como o fortalecimento das relações no grupo, a qualificação profissional, o interesse nas possibilidades de formação oferecidas pela instituição e o estímulo para outras atividades a serem oferecidas posteriormente. Os alunos que participaram do projeto relataram como importantes resultados o aprendizado na área de ensino, o fortalecimento dos conhecimentos das práticas agroindustriais e a experiência nas relações com os grupos em situação de vulnerabilidade. 

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Biografia do Autor

Gustavo Nunes Vieira, IFSul

Tecnólogo em Agroindústria - IFSul

Candida Rosa Sturbelle, IFSul

Tecnóloga em Agroindústria - IFSul

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

RODRIGUES, R. S.; VIEIRA, G. N.; STURBELLE, C. R. Oficinas de fabricação de alimentos para adolescentes em situação de vulnerabilidade. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 3, p. 943–950, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.943-950.900. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/900. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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