Oficinas de fabricação de alimentos para adolescentes em situação de vulnerabilidade

Autores

  • Rosangela Silveira Rodrigues IF-Sul Campus CAVG
  • Gustavo Nunes Vieira IFSul
  • Candida Rosa Sturbelle IFSul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.943-950.900

Palavras-chave:

agroindústria, prática pedagógica, adolescentes

Resumo

A interação entre os alunos e professores com a comunidade local foi promovida através da oferta de oficinas de fabricação de alimentos para adolescentes em situação de vulnerabilidade que habitam temporariamente o abrigo municipal. A prática pedagógica, registrada em projeto de extensão e ministrada por alunos bolsistas, teve por objetivo ofertar a interatividade com o câmpus através da fabricação de alimentos tais como pães, bolos, bolachas, biscoitos, picles, doce em massa e em calda. As boas práticas na manipulação e o uso de equipamentos foram trabalhados nas oficinas. Os alimentos foram degustados após as práticas como forma de confraternização do grupo e avaliação das características sensoriais sendo o restante doado para o abrigo para o consumo diário. A experiência teve um excelente aproveitamento pelo grupo explicitado na avaliação feita pelas adolescentes que mencionaram aspectos como o fortalecimento das relações no grupo, a qualificação profissional, o interesse nas possibilidades de formação oferecidas pela instituição e o estímulo para outras atividades a serem oferecidas posteriormente. Os alunos que participaram do projeto relataram como importantes resultados o aprendizado na área de ensino, o fortalecimento dos conhecimentos das práticas agroindustriais e a experiência nas relações com os grupos em situação de vulnerabilidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Nunes Vieira, IFSul

Tecnólogo em Agroindústria - IFSul

Candida Rosa Sturbelle, IFSul

Tecnóloga em Agroindústria - IFSul

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

Rodrigues, R. S., Vieira, G. N., & Sturbelle, C. R. (2018). Oficinas de fabricação de alimentos para adolescentes em situação de vulnerabilidade. Revista Thema, 15(3), 943-950. https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.943-950.900

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)