Modelo de Predição da Evasão de Estudantes em Cursos Técnicos a Distância a partir da Contagem de Interações

Autores

  • Emanuel Marques Queiroga
  • João Ladislau Barbará Lopes IFSul - Câmpus Visconde da Graça
  • Ricardo Matsumura de Araújo
  • Cristian Cechinel

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.425-438.868

Palavras-chave:

Educação a Distância, Evasão de Estudantes, Modelos de Predição, Contagem de Interações

Resumo

A evasão é considerada um dos principais problemas relacionados com a Educação a Distância (EaD). Na EaD a interação entre estudantes e professores costuma ser mediada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sendo gerado um grande volume de dados que fica registrado em arquivos. Assim, este artigo utiliza a mineração de dados para analisar os registros de interações de estudantes dos cursos técnicos a distância, do Câmpus Visconde da Graça (CaVG) do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), com o objetivo de identificar estudantes em risco de evasão. Entende-se como contribuição central deste trabalho a geração de modelos de predição que permitem apoiar as ações de combate à evasão, utilizando como variáveis principais de entrada para os modelos a contagem de interações dos estudantes através do AVA e atributos das mesmas. A premissa é que essa abordagem permite uma maior generalização, possibilitando o emprego em diferentes instituições, cursos e plataformas. Os resultados apontam a possibilidade de predição de estudantes em risco de evasão já nas primeiras semanas dos cursos, com os modelos apresentando taxas de desempenho superiores a 75%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Ladislau Barbará Lopes, IFSul - Câmpus Visconde da Graça

Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados,  Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Queiroga, E. M., Lopes, J. L. B., de Araújo, R. M., & Cechinel, C. (2018). Modelo de Predição da Evasão de Estudantes em Cursos Técnicos a Distância a partir da Contagem de Interações. Revista Thema, 15(2), 425-438. https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.425-438.868

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)