Modelo de Predição da Evasão de Estudantes em Cursos Técnicos a Distância a partir da Contagem de Interações

Autores

  • Emanuel Marques Queiroga
  • João Ladislau Barbará Lopes IFSul - Câmpus Visconde da Graça
  • Ricardo Matsumura de Araújo
  • Cristian Cechinel

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.425-438.868

Palavras-chave:

Educação a Distância, Evasão de Estudantes, Modelos de Predição, Contagem de Interações

Resumo

A evasão é considerada um dos principais problemas relacionados com a Educação a Distância (EaD). Na EaD a interação entre estudantes e professores costuma ser mediada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sendo gerado um grande volume de dados que fica registrado em arquivos. Assim, este artigo utiliza a mineração de dados para analisar os registros de interações de estudantes dos cursos técnicos a distância, do Câmpus Visconde da Graça (CaVG) do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), com o objetivo de identificar estudantes em risco de evasão. Entende-se como contribuição central deste trabalho a geração de modelos de predição que permitem apoiar as ações de combate à evasão, utilizando como variáveis principais de entrada para os modelos a contagem de interações dos estudantes através do AVA e atributos das mesmas. A premissa é que essa abordagem permite uma maior generalização, possibilitando o emprego em diferentes instituições, cursos e plataformas. Os resultados apontam a possibilidade de predição de estudantes em risco de evasão já nas primeiras semanas dos cursos, com os modelos apresentando taxas de desempenho superiores a 75%.

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Biografia do Autor

João Ladislau Barbará Lopes, IFSul - Câmpus Visconde da Graça

Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados,  Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação.

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Publicado

2018-05-22

Como Citar

QUEIROGA, E. M.; LOPES, J. L. B.; DE ARAÚJO, R. M.; CECHINEL, C. Modelo de Predição da Evasão de Estudantes em Cursos Técnicos a Distância a partir da Contagem de Interações. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 425–438, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.425-438.868. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/868. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

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