A Etimologia como possibilidade de aprendizagem significativa de Biologia

Autores

  • Marcelo da Rocha Nunes Discente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências - Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Ana Paula de Souza Votto Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.592-602.824

Palavras-chave:

Ensino, Terminologia, Vocabulário científico

Resumo

O aprendizado da Biologia vai além da memorização de informações, necessitando do entendimento dos conceitos e termos da área. Entretanto, o aprendizado da terminologia científica se apresenta como um desafio para os estudantes, pois a maioria não se familiariza com o significado dos termos. Desta forma, os estudantes acabam por memorizar de forma superficial o que poderia ser aprendido através da lógica. Assim, o objetivo do trabalho foi mostrar como a Etimologia pode contribuir para um ensino e aprendizagem significativa do vocabulário de Biologia e como esses termos podem formar uma rede complexa que facilita o aprendizado. O trabalho é composto por um levantamento bibliográfico abordando o vocabulário científico de Biologia, seu ensino, e o conceito de aprendizagem significativa. Percebeu-se nessa construção que o ensino/aprendizado do vocabulário pode ser ressignificado quando feito o estudo etimológico. Assim, além do entendimento do termo possibilita vislumbrar relações entre os termos estudados com outros que surgem na sua vida estudantil. Desta forma o estudante é capaz de criar significados e reflexões sobre o que é estudado e não apenas decorando sem refletir sobre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo da Rocha Nunes, Discente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências - Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura

Mestrado em Educação em Ciências

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências - Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Ana Paula de Souza Votto, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado

Mestrado e Doutorado em Ciências Fisiológicas

Docente no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG 

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

NUNES, M. da R.; VOTTO, A. P. de S. A Etimologia como possibilidade de aprendizagem significativa de Biologia. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 592–602, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.592-602.824. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/824. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas