Instrumento para avaliação do uso de estratégias metacognitivas nas atividades experimentais de Física

Autores

  • Cleci T. Werner da Rosa UPF

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.182-193.490

Palavras-chave:

ficha de observação, metacognição, ensino de Física

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo elaborar e validar uma ficha de observação que possibilite identificar o uso do pensamento metacognitivo por estudantes durante as aulas de Física, diante de um processo orientado didaticamente nessa perspectiva. O estudo adota como recorte ações docentes baseadas em processos interativos, de troca entre os estudantes, e a necessidade de que eles recorram a seus pensamentos metacognitivos durante o processo de aprendizagem. O estudo é parte de um trabalho mais amplo que vem, desde 2008, sendo desenvolvido com o intuito de avaliar a presença do pensamento metacognitivo no ensino de Física e os benefícios que propostas orientadas nessa perspectiva trazem para a aprendizagem. O estudo tem apresentado resultados promissores, mostrando que a utilização do pensamento metacognitivo pode ser incentivada pelo professor na medida em que esse explicita em suas ações didáticas esse tipo de pensamento. Como resultado da presente investigação, tem-se a estruturação de uma ficha de observação que possibilitará ao professor avaliar se os estudantes estão ou não recorrendo à metacognição como estratégia para aprender Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleci T. Werner da Rosa, UPF

Graduação em Matemática-com habilitação em Física (Universidade de Passo Fundo - 1989); Especialização em Educação Matemática (UPF - 1991); Especialização em Ensino de Física (UPF - 1992); Mestrado em Educação (UPF - 2001); Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (Universidade Federal de Santa Catarina - 2011). Atuou de 1990 a 2000 como professora de Física no Ensino Médio e desde 1993 é professora titular da Área e Curso de Física na Universidade de Passo Fundo, ministrando disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação, principalmente as relacionadas ao Ensino de Física/Ciências e Estágio Supervisionado. Atualmente é coordenadora de Área no PIBID/Capes/Física e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na UPF. Pesquisadora na área de Ensino de Física / Educação Cientifica e Tecnológica, investigando temas associados ao Laboratório didático de Física/Ciências nos diferentes níveis de ensino (atividades experimentais em Física); uso da metacognição como recurso estratégico para aprender e ensinar Física (aprender a aprender); ensino de Ciências (Física) nos anos iniciais do ensino fundamental; Robótica educacional Livre. Atua como revisora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais; integra o corpo editorial da Editora UPF; e, é representante do Iceg no Conselho Universitário - Consun, integrando a Câmara de Graduação.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

Rosa, C. T. W. da. (2017). Instrumento para avaliação do uso de estratégias metacognitivas nas atividades experimentais de Física. Revista Thema, 14(2), 182-193. https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.182-193.490

Edição

Seção

Ciências Humanas