A jornada dos (não) heróis em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo

Autores

  • Ederson de Oliveira Cabral Universidade Feevale
  • Daniel Conte Universidade Feevale
  • Marcel Fernando da Silva Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul - RS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3989

Palavras-chave:

Ponciá Vicêncio, Identidade, Mulher negra brasileira, Jornada do herói

Resumo

Ao visar a construção identitária da mulher negra brasileira, busca-se compreender, na obra Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo, se, como produto literário, foi construída uma protagonista que se enquadra na teoria de Joseph Campbell em relação à jornada do herói. As reflexões acerca da identidade de Ponciá sugerem intersecções entre o conceito de herói compreendido na literatura, ainda que se faça deslocamentos e ajustes, quando confrontados com a teoria de Campbell, trazendo uma nova perspectiva e outro poder de interpretação à narrativa. Além disso, reflexões de pensadores contemporâneos são colocadas em diálogo para uma melhor compreensão dos aspectos analisados na narrativa de Evaristo. Dessa forma, não apenas se percebe que o romance desvela o expediente de (não) heróis, os quais apresentam uma trajetória como lutadores incansáveis, como também se entende que a autora construiu uma personagem capaz de dialogar com a subjetividade obliviada de milhões de mulheres, evidenciando claros contornos às humanidades negligenciadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ederson de Oliveira Cabral, Universidade Feevale

Doutor em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade FEEVALE, com período sanduíche no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas Modernas Universidade de Bolonha - UNIBO; Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; Especialista em Língua Espanhola pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS; Licenciado em Letras-Português/Espanhol pela UNISINOS. 

Daniel Conte, Universidade Feevale

Daniel Conte é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale. Doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africana e Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua como professor permanente e pesquisador da Universidade Feevale nos Programa de pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e em Indústria Criativa. É Professor convidado no Programa de pós-graduação em Letras da UFRGS na linha de pesquisa Pós-colonialismo e identidades. Como pesquisador, está vinculado aos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Indústria Criativa (Universidade Feevale) e ao SUTRA - Subalternidades, Transculturalidade e Perspectivas Decoloniais da Universidade Federal de Pernambuco, ademais de ser parecerista e membro de corpo editorial de importantes revistas científicas no Brasil.

Marcel Fernando da Silva, Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul - RS

Possui graduação em Letras Português/Espanhol pelo INSTITUTO FEDERAL - CAMPUS RESTINGA (2023) e graduação em CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - RS (2017), atuando principalmente nos seguintes temas: formação do leitor, personagens negros, literatura contemporânea além das línguas Portuguesa e Espanhola em suas distintas perspectivas.

Downloads

Publicado

2025-10-26

Como Citar

CABRAL, E. de O.; CONTE, D. .; FERNANDO DA SILVA, M. . A jornada dos (não) heróis em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–16, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3989. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3989. Acesso em: 28 out. 2025.

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)