A jornada dos (não) heróis em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3989Palavras-chave:
Ponciá Vicêncio, Identidade, Mulher negra brasileira, Jornada do heróiResumo
Ao visar a construção identitária da mulher negra brasileira, busca-se compreender, na obra Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo, se, como produto literário, foi construída uma protagonista que se enquadra na teoria de Joseph Campbell em relação à jornada do herói. As reflexões acerca da identidade de Ponciá sugerem intersecções entre o conceito de herói compreendido na literatura, ainda que se faça deslocamentos e ajustes, quando confrontados com a teoria de Campbell, trazendo uma nova perspectiva e outro poder de interpretação à narrativa. Além disso, reflexões de pensadores contemporâneos são colocadas em diálogo para uma melhor compreensão dos aspectos analisados na narrativa de Evaristo. Dessa forma, não apenas se percebe que o romance desvela o expediente de (não) heróis, os quais apresentam uma trajetória como lutadores incansáveis, como também se entende que a autora construiu uma personagem capaz de dialogar com a subjetividade obliviada de milhões de mulheres, evidenciando claros contornos às humanidades negligenciadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.


