Utilizando a Computação Tangível como estratégia para facilitar o Ensino e Aprendizagem de Lógica de Programação

Autores

  • Giani Augusto Braga Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul
  • Anubis Graciela de Moraes Rossetto Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3718

Palavras-chave:

quebra-cabeça, algoritmos, ferramenta educacional

Resumo

As disciplinas iniciais de algoritmos e lógica de programação nos cursos de Computação frequentemente se tornam um desafio para os estudantes. A falta de familiaridade com o pensamento computacional pode ser um fator significativo, levando, em muitos casos, à reprovação ou até mesmo ao abandono do curso. Outro obstáculo é a escassez de acesso a equipamentos, como smartphones ou computadores, para estudos extraclasse. Diante disso, é necessário que os professores adotem metodologias que rompam com o formato de aula tradicional, possibilitando avanços no processo de aprendizagem. Desse modo, o presente texto resulta de um processo de ensino e aprendizagem em que foi desenvolvida e aplicada uma ferramenta educacional tangível em uma turma do curso de Desenvolvedor Mobile: peças de quebra-cabeça impressas em uma impressora 3D para o ensino de algoritmos e lógica de programação. Os resultados demonstram-se promissores, pois mais da metade da turma obteve nota superior a seis, nas avaliações que envolveram esses conhecimentos e aproximadamente 80% demonstraram compreensão dos conceitos básicos de algoritmos após a realização da atividade.

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Biografia do Autor

Giani Augusto Braga, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul

Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Passo Fundo (2020). Mestre em Ciência da Computação (PPGC) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2023). Doutorando em Ciência da Computação (PPGC) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2023). 

Anubis Graciela de Moraes Rossetto, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul

Possui Doutorado em Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016); Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (1998). Atualmente é professora no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) Campus Passo Fundo. Professora no curso de Bacharelado em Ciência da Computação na área de Sistemas Distribuídos, com interesse em sistemas ubíquos e tolerância a falhas. Também atua no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) na linha de pesquisa de Tecnologias na Educação.

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Publicado

2025-10-06

Como Citar

BRAGA, G. A.; ROSSETTO, A. G. de M. Utilizando a Computação Tangível como estratégia para facilitar o Ensino e Aprendizagem de Lógica de Programação. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–19, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3718. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3718. Acesso em: 7 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra