Ensino de língua inglesa e a formação do leitor: uma aproximação possível através da leitura extensiva

Autores

  • Roberta Macedo Ciocari Instituto Federal Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.153-165.364

Palavras-chave:

formação do leitor, letramentos, leitura extensiva, língua inglesa

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é demonstrar que a leitura extensiva é uma opção eficaz na formação do leitor. São apresentadas noções de letramento restrito e generalizado, considerações sobre o passado e o presente da leitura na escola e sobre leituras clandestinas, e também são mencionadas particularidades do que é ler em uma língua estrangeira. Finalmente, a leitura extensiva é apresentada como abordagem de mediação de leitura. Um questionário foi aplicado aos alunos na disciplina de inglês de um curso tecnológico em um instituto federal na região sul e suas respostas ilustraram tanto a parte teórica quanto embasaram a confecção de uma atividade de leitura extensiva a ser aplicada à referida turma em pesquisas futuras. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Macedo Ciocari, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (1996) e graduação em Letras - Língua Inglesa pela Universidade de Passo Fundo (1997); especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira (2000) e mestrado em Letras (Estudos linguísticos) pela Universidade de Passo Fundo (2005). Tem experiência no ensino de língua inglesa nos níveis básico, intermediário, avançado e em ESP (English for Specific Purposes). É professora de língua inglesa no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, campus Passo Fundo, nos cursos de Informática e Mecânica.

Downloads

Publicado

2016-11-11

Como Citar

Ciocari, R. M. (2016). Ensino de língua inglesa e a formação do leitor: uma aproximação possível através da leitura extensiva. Revista Thema, 13(3), 153–165. https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.153-165.364

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes