Significações de professores a respeito das “lives” como contexto para sua (auto) formação continuada docente
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3523Palavras-chave:
Lives, Formação continuada docente, AutoformaçãoResumo
A popularização das lives durante a pandemia coronavirus criou também um contexto para a formação continuada docente. Diante disso, objetivamos compreender sentidos que professores de educação básica atribuem às lives para sua formação continuada, interpretando estas significações na relação com a autoformação. Para isso, realizamos entrevistas online assíncronas com 24 professores da Educação Básica, que participaram de lives. Com as análises, interpretamos que as lives favoreceram aos professores o interesse pelo seu desenvolvimento profissional, a reflexão da sua prática docente, a construção de sua identidade docente e a divulgação pedagógica para seus pares. Dentre os aspectos desfavoráveis, ressaltou-se o comprometimento com o caráter coletivo da formação continuada, que fica limitado no formato da live. Por fim, compreendemos que as lives permanecerão para além das necessidades de distanciamento social impostas pelo coronavírus, por tanto conhecer e nos apropriar de suas potencialidades em percursos de aprendizagem e de pesquisa, é comprometer-se com a formação docente do nosso contexto histórico-social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.


