Significações de professores a respeito das “lives” como contexto para sua (auto) formação continuada docente

Autores

  • Tayná Laureth Rede Pública de Educação de Santa Catarina
  • Roberta Andressa Pereira Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Daniela Tomio Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3523

Palavras-chave:

Lives, Formação continuada docente, Autoformação

Resumo

A popularização das lives durante a pandemia coronavirus criou também um contexto para a formação continuada docente. Diante disso, objetivamos compreender sentidos que professores de educação básica atribuem às lives para sua formação continuada, interpretando estas significações na relação com a autoformação. Para isso, realizamos entrevistas online assíncronas com 24 professores da Educação Básica, que participaram de lives. Com as análises, interpretamos que as lives favoreceram aos professores o interesse pelo seu desenvolvimento profissional, a reflexão da sua prática docente, a construção de sua identidade docente e a divulgação pedagógica para seus pares. Dentre os aspectos desfavoráveis, ressaltou-se o comprometimento com o caráter coletivo da formação continuada, que fica limitado no formato da live. Por fim, compreendemos que as lives permanecerão para além das necessidades de distanciamento social impostas pelo coronavírus, por tanto conhecer e nos apropriar de suas potencialidades em percursos de aprendizagem e de pesquisa, é comprometer-se com a formação docente do nosso contexto histórico-social.

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Biografia do Autor

Tayná Laureth, Rede Pública de Educação de Santa Catarina

Pedagoga pela Universidade Regional de Blumenau. Professora na Rede Pública de Educação de Santa Catarina. http://lattes.cnpq.br/9338469761865571

Roberta Andressa Pereira, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutoranda em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação (PPGE FURB). Docente na Licenciatura na Universidade Regional de Blumenau. http://lattes.cnpq.br/2256442069452191

Daniela Tomio, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Professora nos cursos de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) na Universidade Regional de Blumenau. http://lattes.cnpq.br/8383031584501078

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

LAURETH, T. .; PEREIRA, R. A. .; TOMIO, D. Significações de professores a respeito das “lives” como contexto para sua (auto) formação continuada docente. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–21, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3523. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3523. Acesso em: 22 nov. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas