Representações Plurais de Masculinidades Juvenis

narrativas de jovens do Rock, Rap e Kpop do sul do Brasil

Autores

  • Mauricio Nazarete Lopes Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Paula Regina Costa Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande - FURG
  • Juliana Ribeiro de Vargas Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3493

Palavras-chave:

Masculinidades, Estudos Culturais, Narrativas, Culturas Juvenis, Estudos de Gênero

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, investigar representações de masculinidades contemporâneas visibilizadas por narrativas de sete homens jovens, os quais se descrevem como pertencentes às culturas relacionadas aos estilos musicais do kpop, rap e rock. A partir dos Estudos Culturais pós-estruturalistas compreendemos como cultura toda manifestação de um grupo humano, o que significa entender os diferentes estilos musicais enquanto dimensões culturais. Como estratégia metodológica, valemo-nos das entrevistas narrativas, que foram realizadas de modo virtual, por meio de ferramentas que permitiram a execução de videochamadas. Nas narrativas dos jovens, foi possível constatar um distanciamento das representações de masculinidades “tradicionais/hegemônicas”. Essas diferentes representações, por sua vez, buscam outras formas de representações plurais/dissidentes/queers. Destacamos que, mesmo que os diferentes estilos musicais mencionados visibilizem determinadas posturas como representativas da masculinidade, os jovens do estudo (re)constituem significados e (re)definem, a partir da pluralidade, o exercício da masculinidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Nazarete Lopes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande/Furg. Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande/Furg (2023). Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande/Furg (2019). Membro do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola/GESE-Furg.

Paula Regina Costa Ribeiro , Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande - FURG

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Professora titular do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação: Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola, atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade 1C do CNPq.

Juliana Ribeiro de Vargas , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE/FURG), Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS), Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventudes e Educação (GEPEJE/IFSul). Tem pesquisado temáticas tais como juventudes, gênero, sexualidades e periferias urbanas.

Downloads

Publicado

2025-09-23 — Atualizado em 2025-09-23

Versões

Como Citar

LOPES, M. N.; COSTA RIBEIRO , P. R. .; VARGAS , J. R. de. Representações Plurais de Masculinidades Juvenis: narrativas de jovens do Rock, Rap e Kpop do sul do Brasil . Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–19, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3493. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3493. Acesso em: 25 set. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas