Classificação automática de glóbulos brancos com Deep Learning
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3431Palavras-chave:
Hematologia, Hemograma, Redes Neurais, Inteligência ArtificialResumo
A análise sanguínea oferece informação diagnóstica valiosa sobre as funções corporais normais e alterações patológicas. Os glóbulos brancos são um dos componentes do sangue e integram o sistema de resposta imune, sendo responsáveis por acionar a resposta inflamatória e celular para lesões ou patógenos. Técnicas tradicionais de contagem de células usadas em laboratórios são lentas e trabalhosas, podendo conduzir a resultados incorretos devido à necessidade de intervenção humana no processo. Neste trabalho, é proposta uma abordagem para classificação dos glóbulos brancos com métodos automatizados, baseados em deep learning, em uma base com mais de 12 mil imagens. Nos testes realizados, a abordagem proposta atingiu uma acurácia em torno de 86%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.