Impacto do isolamento social devido à COVID-19 na prática de atividade física e esportiva entre escolares de uma cidade de pequeno porte no Rio Grande do Sul

Autores

  • Vinicius Guadalupe Barcelos Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Cesar Augusto Häfele Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul
  • Marcelo Cozzensa da Silva Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Thiago Terra Borges Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3283

Palavras-chave:

Atividade Motora, Saúde, Adolescente, Esportes, Isolamento Social

Resumo

O estudo analisa o impacto do isolamento social durante a pandemia da COVID-19 na prevalência de atividade física e a mudança nos conteúdos das aulas de educação física escolar em estudantes de Morro Redondo/RS. Foi encaminhado para os estudantes um questionário auto aplicado, por meio de plataforma online, com questões referentes a dois momentos distintos, pré-pandemia (através de recordatório) e durante o isolamento social. Constatou-se que os níveis de atividade física caíram de 72,6% para 38,7% durante o isolamento (p <0,001). As práticas esportivas favoritas permaneceram as mesmas, entretanto, com redução na frequência. Referentemente aos conteúdos de educação física escolar, houve uma redução da utilização do esporte dentro das aulas.

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Biografia do Autor

Vinicius Guadalupe Barcelos Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Educação Física no Programa de Pós-Graduação em Educação Física, com a linha de pesquisa em Epidemiologia da Atividade Física. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-graduado em Esporte Escolar no Instituto Federal Sul-Rio-grandense. Bacharel em Educação Física pela Universidade Leonardo DaVinci.  Atualmente atua como Professor substituto no IFSUL - Câmpus Jaguarão. Foi Preparador Físico da Associação Brasil de Futsal (ABF) no ano de 2021 e do Paulista Futebol Clube no ano de 2022. 

Cesar Augusto Häfele, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2014), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2016) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2020). Professor substituto de Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas (2017-2019) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Alvorada (2022). Atualmente, é professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Passo Fundo.

Marcelo Cozzensa da Silva , Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) (1993), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Epidemiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPEL.Realizou Pós Doutorado (Estágio Sênior no Exterior - bolsa CAPES) na University of California San Diego (UCSD) ((2020). É professor titular da Universidade Federal de Pelotas nos cursos de graduação de Educação Física e Fisioterapia e é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da mesma instituição. Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Atividade Física & Saúde e membro do GEEAF (Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Física). Tem experiência na área de Atividade Física e Saúde e Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia da atividade física, atividade física, exercício e promoção da saúde, atividade física e problemas musculoesqueléticos e epidemiologia ocupacional.

Thiago Terra Borges, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2007), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2008) e doutorado em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas (2014). Atualmente é professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física e saúde e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas:educação física e atividade física e saúde.

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Publicado

2025-10-16

Como Citar

OLIVEIRA, V. G. B.; HÄFELE, C. A.; SILVA , M. C. da; BORGES, T. T. Impacto do isolamento social devido à COVID-19 na prática de atividade física e esportiva entre escolares de uma cidade de pequeno porte no Rio Grande do Sul. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–11, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3283. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3283. Acesso em: 14 nov. 2025.

Edição

Seção

Ciências da Saúde