Modelo de Sistema de Gestão Ambiental (MSGA): uma proposta a ser desenvolvida em Cooperativas de Triagem de Resíduos Sólidos Urbanos (CTRSU)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.120-129.327

Palavras-chave:

Gestão, Resíduos, Cooperativismo

Resumo

As cooperativas de triagem de resíduos sólidos urbanos (CTRSU) exercem relevantes funções sociais, econômicas e ambientais, tendo em vista que geram trabalho e renda, além de minimizarem o volume de resíduos que requerem uma destinação final ambientalmente adequada. Contudo, estudos científicos apontam uma precariedade com relação ao apoio ofertado a estes grupos, sobretudo no que se refere às informações sobre gestão e legislação ambiental. Neste sentido, ressalta-se a importância do desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental que auxiliem estas cooperativas a atingirem seus objetivos econômicos, sociais e ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Gomes Ayres, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFsul)

Mestranda em Educação pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense. Especialista em Engenharia de Biossistemas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Graduada em Tecnologia de Controle Ambiental pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul). Técnica Administrativa do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul).

Iliane Müller Otto, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestranda em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Graduada em Tecnologia de Gestão Ambiental pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Atuou como docente no Câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

Nathana Isabel Mattos Serrat, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFsul)

Graduanda em Tecnologia de Saneamento Ambiental no Câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

Downloads

Publicado

2016-09-24

Como Citar

Ayres, I. G., Otto, I. M., & Serrat, N. I. M. (2016). Modelo de Sistema de Gestão Ambiental (MSGA): uma proposta a ser desenvolvida em Cooperativas de Triagem de Resíduos Sólidos Urbanos (CTRSU). Revista Thema, 13(2), 120-129. https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.120-129.327

Edição

Seção

Outros (Bioética, Ciências Ambientais, Defesa, Divulgação Científica)