A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico.

Autores

  • Roniere dos Santos Fenner UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fabiana Pauletti PUC – Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Prado Amaral Rosa UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Michel Mendes UCS - Universidade de Caxias do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.5-14.276

Palavras-chave:

Educação. Currículo em Ciências. Projeto Político-Pedagógico.

Resumo

Nos últimos anos os professores têm procurado encontrar caminhos para uma necessidade de renovar o ensino de ciências, e com isso, aperfeiçoar os procesos de ensino e aprendizagem nas Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) nos diferentes ciclos educativos. Esta pesquisa investigou como a reconstrução do Projeto Político-Pedagógico em cinco Escolas Públicas Estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, serviu de apoio aos profesores das Ciências da Natureza, no momento da elaboração do seu próprio material didático. A metodologia está ancorado na análise de discurso de Moraes e Galiazzi. Ainda, por meio do proceso de unitarização dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas pesquisadas, foram apontados pressupostos fundamentais no momento da recontrução do documento em questão. Esses pressupostos, foram nomeados de categorias de análise, que são: planejamento, avaliação, currículo e trabalhadores em educação. A pesquisa apontou ainda que temas transversais, como produção e conservação de alimentos; tinturarias; derivados do leite; medicina caseira; odorização de ambientes; ferraria, são temáticas que apresnetam abordagem relevante em sala de aula, para aproximar os conceitos das Ciências da Natureza com a realidade do estudante.

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Biografia do Autor

Roniere dos Santos Fenner, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS.

Fabiana Pauletti, PUC – Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS.

Marcelo Prado Amaral Rosa, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutorando em Educação em Ciências pela UFRGS.

Michel Mendes, UCS - Universidade de Caxias do Sul.

Mestrando em Educação pela UCS.

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Publicado

2016-07-20

Como Citar

Fenner, R. dos S., Pauletti, F., Amaral Rosa, M. P., & Mendes, M. (2016). A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico. Revista Thema, 13(1), 5-14. https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.5-14.276

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

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