Dados em geotecnologia eólica

o sistema Global Wind Atlas

Autores

  • Arthur Emmanuel de Medeiros Nóbrega Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Antonio Conceição Paranhos Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.2553

Palavras-chave:

Direção do vento, Frequência do vento, Orografia, Velocidade do vento

Resumo

Os dados em geotecnologia eólica são muito úteis para caracterizar parâmetros específicos para a ventilação. Atualmente, estão sendo organizadas, customizadas e disponibilizadas informações em documentações eletrônicas sobre o vento. Disponibilizados pela Internet, valores baseados em superposições de escalas, que utilizam diversos tipos de medição, que se levantam em estações meteorológicas, imagens de satélites e de simulações em Fluidodinâmica Computacional, são utilizados em conjunto para construção de gráficos automáticos com grande grau de precisão. O trabalho objetiva explorar recursos de obtenção de dados eólicos que possam servir de base para adequação de estudos em um ambiente determinado com coordenadas conhecidas para caracterizar ventos que permitam orientar potencialidades para bases de conforto ambiental. Para a descrição de um método exploratório, selecionou-se o sistema GWA – Global Wind Atlas, da Danmarks Tekniske Universitet, que também está sendo mantido pelo Group World Bank, que utiliza levantamentos e processos de modelagem em torno de 10 anos. Como resultados, foram colhidas amostras de dados que formularam parâmetros de médias de velocidades, de variação de frequências e de aproximação de direções do vento por locais de pontos específicos em ambientes de modelagem. Além de gráficos lineares e diagramas de rosetas para pontos específicos do planeta, mapas coloridos que codificam diferentes velocidades são reproduzidos no sistema. Para a área escolhida de Ladário, Mato Grosso do Sul, cidade brasileira em proximidade com a Bolívia, desponta-se margeando o rio Paraguai e está cercada por maciços, foram colhidos dados de dois pontos considerados que estão na altitude de 104 e de 570 m, para aplicação no sistema GWA, em alturas relativas de 200, 150, 100, 50 e 10 m dos ventos, sendo constatado um desconforto térmico, das baixas velocidades de vento, ocasionadas pelas barreiras orográficas que apresentam uma formação em cunha da serra do Urucum e do relevo do Taquaral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Emmanuel de Medeiros Nóbrega, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Analista de Tecnologia Militar para Marinha do Brasil. Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal da Paraíba (2000). Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2024). Habilidades em produção e gestão de projetos de construções e de mapas. Doutor em Tecnologias Ambientais, na área de Engenharias I, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2022).

Antonio Conceição Paranhos Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

É Professor Titular da UFMS. Geólogo pela UFPR (1991), possui Mestrado (1996) e Doutorado (2000) em Geologia Ambiental pela UFPR - Foi Bolsista CAPES de Doutorado Sanduíche na Universidade de Siena (Itália, em Sistemas de Informação Geográfica e Cartografia Digital). Desenvolveu seu estágio de Pós-Doutorado no IGc da USP (2011 - bolsista PDS-CNPq) onde também obteve sua Livre Docência em 2015. É orientador de Mestrado e Doutorado. Atualmente coordena o LabGis - Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações Ambientais da FAENG-UFMS. Atua e já atuou em colegiados de programa de pós-graduação, bem como de graduação, além de já ter atuado na administração universitária (Coordenação do PIBIC Institucional. Coordenador de Pesquisas da PROPP-UFMS, entre outros). Tem atuado como Consultor ad hoc para o CNPq, CAPES, FAPs e várias revistas científicas. Atualmente é Bolsista em Produtividade do CNPq (PQ-1D), desde 2019. Tendo sido Bolsista PQ-2 de 2013 a 2019. Possui ampla experiência em análise e monitoramento ambiental, em especial no uso de geotecnologias aplicadas às Geociências, à Saúde e ao Meio Ambiente, com ênfase em Geologia Ambiental.

Downloads

Publicado

2025-10-01

Como Citar

NÓBREGA, A. E. de M.; PARANHOS FILHO, A. C. . Dados em geotecnologia eólica: o sistema Global Wind Atlas. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–9, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.2553. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2553. Acesso em: 7 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra