Modelos didáticos e concepções de ensino de matemática

Autores

  • Luciano Sant'Ana Agne Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
  • João Batista Siqueira Harres Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.12.2015.75-86.252

Palavras-chave:

Concepções de Ensino, Ensino de Matemática, Modelos didáticos

Resumo

O presente artigo trata da relação entre os modelos didáticos e as concepções de pesquisadores sobre o ensino de Matemática. Os dados e resultados fazem parte da pesquisa de mestrado concluída pelo autor. Neste trabalho foram relacionados três modelos didáticos, o absolutista, relativista e evolutivo-construtivista, com as concepções de ensino de 22 autores de dissertações de mestrado aprovadas no âmbito do programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUC-RS. Os dados foram obtidos pelo processo de Análise Textual Discursiva dos trabalhos. A pesquisa conclui que as concepções de ensino dos professores influenciam no processo de aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Luciano Sant'Ana Agne, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Professor de Matemática da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e doutorando do programa de Educação em Ciências e Matemática da PUC RS

João Batista Siqueira Harres, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Professor do programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

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Publicado

2015-12-04

Como Citar

AGNE, L. S.; SIQUEIRA HARRES, J. B. Modelos didáticos e concepções de ensino de matemática. Revista Thema, Pelotas, v. 12, n. 1, p. 75–86, 2015. DOI: 10.15536/thema.12.2015.75-86.252. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/252. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas