Modelos didáticos e concepções de ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.12.2015.75-86.252Palavras-chave:
Concepções de Ensino, Ensino de Matemática, Modelos didáticosResumo
O presente artigo trata da relação entre os modelos didáticos e as concepções de pesquisadores sobre o ensino de Matemática. Os dados e resultados fazem parte da pesquisa de mestrado concluída pelo autor. Neste trabalho foram relacionados três modelos didáticos, o absolutista, relativista e evolutivo-construtivista, com as concepções de ensino de 22 autores de dissertações de mestrado aprovadas no âmbito do programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUC-RS. Os dados foram obtidos pelo processo de Análise Textual Discursiva dos trabalhos. A pesquisa conclui que as concepções de ensino dos professores influenciam no processo de aprendizagem dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.