Modelagem dos dados de falha de uma bomba de refrigeração de alto-forno
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.721-730.2309Resumo
A manutenção de equipamentos vem se tornando cada vez mais importante, sendo responsável por sustentar a qualidade e a competitividade das indústrias no atual mundo globalizado. Dessa forma, o estudo da confiabilidade é de suma importância para a manutenção industrial, visto que auxilia na previsão de falhas e, consequentemente, no aumento da disponibilidade e produtividade dos equipamentos industriais. Para realizar a aplicação da confiabilidade é preciso ter conhecimento a respeito do equipamento, possibilitando assim determinar os modos e as causas de falhas. O presente trabalho tem como objetivo fazer a modelagem dos tempos até a falha de uma bomba de refrigeração de alto-forno. Os tempos foram fornecidos pela empresa Ligas de Alumínio S/A, situada no norte de Minas Gerais e analisados por meio do software ProConf. A distribuição Weibull foi a que melhor se ajustou ao conjunto de dados. Os resultados indicam que a bomba de refrigeração se encontra no final da fase de mortalidade infantil, com tendência de estabilização da taxa de falha. Ou seja, está em no início de sua vida útil, indicando a utilização da manutenção preditiva.
Palavras-chave: Confiabilidade; curva da banheira; manutenção; mortalidade infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.